Você já ouviu falar sobre ginecomastia? Sabia que esse distúrbio que provoca o aumento das mamas no homem atinge cerca de 38% da população masculina jovem?
Suspeita-se que tal porcentagem possa estar aumentando devido ao uso de substâncias como suplementos alimentares e anabolizantes. Então, já deu para perceber que é um assunto na ordem do dia, não é mesmo?
Conheça agora um pouco mais sobre a ginecomastia e saiba como identificar seus sintomas, evitando progressão e o acarretamento de problemas mais sérios para a saúde masculina no futuro.
O que causa?
Apesar de muitos acreditarem que o aumento das mamas nos homens se deve apenas ao excesso de gordura, a chamada ginecomastia também ocorre quando o tecido mamário se desenvolve de forma anormal.
O distúrbio é causado especificamente por problemas de desregulação hormonal. O aumento de certos hormônios, como o estrogênio, estimulam o desenvolvimento das glândulas mamárias. Isso faz com que o tamanho e a forma do peitoral masculino passem a se assemelhar aos seios femininos.
Além desse aspecto físico, a ginecomastia pode levar ainda a constrangimentos associados a fatores psicológicos. Nesses casos, o indivíduo deixa de exercer suas atividades sociais e passa a ter vergonha de seu corpo.
Por ser mais frequente na puberdade, pouco se fala sobre seu aparecimento em outras fases da vida do homem. Em adultos, o problema tem despontado por causa do uso de medicações e suplementos alimentares de forma inadequada, pois eles agem na hipófise.
A ginecomastia relacionada à glândula pode aparecer quando tumores hipofisários nos homens, por exemplo, levam ao aumento de prolactina no sangue, hormônio produzido pela hipófise em mulheres que estão amamentando que estimula o tecido gandular mamário.
Quais são os sintomas?
O aumento da mama comprometendo o fator estético pode ser um dos primeiros sintomas a ser notado. Porém, existem outros fatores que também causam desconforto no homem e podem ser tidos como indícios para o diagnóstico.
O local pode ficar sensível e dolorido, apresentar coceiras e ter acúmulo também de gordura na região, modificando o aspecto e gerando um crescimento fora do normal.
Mesmo que o tratamento com hormônios seja feito e que haja uma adoção de hábitos saudáveis, na maioria dos casos a regressão não é total e uma intervenção cirúrgica pode ser necessária. Isso porque os medicamentos costumam apenas amenizar o problema e auxiliar na dor.
Existem graus de gravidade da ginecomastia?
A gravidade do distúrbio é dividida em 3 graus, estipulados conforme os sintomas apresentados. O diagnóstico deve ser feito por um médico (endocrinologista; cirurgião plástico ou mastologista), que indicará o tratamento mais adequado. Os graus são:
- grau 1: surgimento de tecido glandular mamário concentrado em volta da aréola. Nesse caso, não há acúmulo de pele ou gordura, o que torna a remoção mais fácil;
- grau 2: existência de massa de tecido mamário com a possibilidade de acúmulo de gordura em margens bem definidas, podendo ser removida com uma lipoaspiração;
- grau 3: além da massa de tecido mamário bastante desenvolvida e da gordura no local, há também flacidez e excesso de pele. Pode ser o caso de uma intervenção cirúrgica mais complexa.
Por que nunca descuidar?
Mesmo que haja esclarecimentos e alertas, não é raro encontrar homens que façam uso de anabolizantes nas academias de todo país.
Se a condição é provocada pelo consumo dessas substâncias, é preciso suspender sua utilização imediatamente. E, mesmo depois de uma intervenção ou uma operação, os cuidados devem ser redobrados para que não haja recorrências.
Por essa razão é que, sempre que for tomar qualquer suplementação, procure por especialistas, profissionais qualificados e autorizados a prescrever medicações e tratamentos. Eles é que poderão ajudar caso ocorra qualquer problema com seu corpo.
A disfunção da testosterona, apontada como um dos motivos para o surgimento da ginecomastia, pode ser prevenida se forem tomadas providências rapidamente e se houver conscientização e informações precisas. Esperamos que esse objetivo esteja sendo cumprido com os artigos que trazemos em nosso blog.
Se você está curioso para conhecer mais sobre a saúde do homem, temos mais um artigo interessante que mostra para que serve a testosterona. Clicando no link, você vai saber qual a importância desse hormônio e como ele atua no corpo masculino. Não deixe de ler!