Falta de energia e disposição: como evitar o problema?

Quais as causas da falta de energia e disposição? Como citamos, esse tipo de inconveniente tem motivos que precisam ser identificados. Vamos ver alguns deles!

Estresse excessivo

O estresse excessivo é um dos principais motivadores daquela sensação de cansaço e falta de energia para o desempenho das atividades diárias. Pessoas que sofrem muita pressão durante todo o dia e são extremamente cobradas ou oprimidas tendem a acentuar os efeitos desse mal. Momentos de relaxamento são essenciais, como:
  • estar com as pessoas que você ama;
  • praticar yoga ou outra atividade;
  • ir à praia etc.
É vital se desconectar dos problemas e do trabalho por alguns momentos.

Overdose de cafeína

Em decorrência da falta de energia e disposição, as pessoas usam a cafeína para se sentir mais ativas e ligadas. No entanto, o consumo diário de doses em excesso afeta negativamente o sono. A consequência é você acordar extremamente cansado, como se não tivesse dormido nada. Esteja certo de que você consome a quantidade ideal. Veja o que seu médico, nutricionista ou farmacêutico indicaram e não prejudique sua saúde.

Pouco carboidrato

A falta de carboidratos na dieta nunca foi benéfica. Esse é um padrão errôneo, imposto pela chamada ditadura da magreza. Uma pessoa que não ingere carboidratos de maneira suficiente fica fraca, sem energia e absolutamente irritada. Prefira os carboidratos complexos e utilize-os de acordo com o que o nutricionista receitar, mas não os corte da dieta, porque eles são a nossa principal fonte de energia e são fundamentais, inclusive, para a hipertrofia e o bom desempenho nas atividades físicas.

Quais as melhores soluções para vencer a falta de energia e disposição?

Aposte em suplementação

suplementação é uma aliada muito importante para que a pessoa consiga vencer o cansaço e a indisposição. Há suplementos que atuam diretamente nesses fatores e aumentam o vigor físico. Você pode investir, inclusive, em compostos manipulados e adequar as substâncias de acordo com suas necessidades.

Invista em uma boa noite de sono

Para se manter disposto durante o dia, durma bem. É preciso que você descanse de 6 a 8 horas por dia. Porém, não confunda dormir bem com dormir em excesso, pois isso pode prejudicar o ciclo de sono e causar mais indisposição.

Tenha uma alimentação equilibrada

A ingestão correta de nutrientes ajuda o corpo a se manter disposto e com o vigor necessário para a prática das atividades diárias. Por isso, nada de cortar carboidratos absolutamente ou de deixar de consumir frutas e outros alimentos. Procure equilibrar sua dieta e estar certo da ingestão de todos os nutrientes necessários ao organismo.

Reduza o estresse

Não se cobre em excesso e evite pessoas e coisas que fazem mal. Por outro lado, inclua atividades físicas e coisas que você gosta de fazer na rotina. Esse tipo de atitude aumentará sua disposição e reduzirá o cansaço. Portanto, percebemos que a falta de energia e disposição tem causas que precisam ser identificadas e solucionadas. Com a ajuda de estratégias simples, como dormir melhor, alimentar-se bem, fazer uso de suplementação indicada por médicos, nutricionistas ou farmacêuticos, dentre outras, você muda seus hábitos e torna-se uma pessoa ativa e com maior vigor. Gostou de conhecer as causas e medidas para vencer a falta de energia e disposição? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do mundo fitness.

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  1. André Alves da Silva

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