Insônia? Saiba agora como dormir melhor

Como dormir melhor
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Como dormir melhor? Entre os distúrbios do sono, um dos mais comuns é a insônia. Segundo o Ministério da Saúde, esse problema é caracterizado pela dificuldade em iniciar o sono ou mantê-lo durante toda a noite, assim como o despertar antes do horário esperado.

As pessoas acometidas por esse problema dormem menos horas do que seria indicado para descansar o corpo e ter energia no dia seguinte. Sendo assim, estão frequentemente cansadas e com sono durante o dia, o que atrapalha a produtividade e a motivação no trabalho e nos estudos. Além disso, é comum que sintomas como desânimo, ansiedade e mau humor surjam devido a privação do sono.

A boa notícia é que apenas mudanças de hábitos já podem ser suficientes para afastar a insônia. Confira algumas dicas neste post e saiba como dormir melhor!

Como dormir melhor?

1. Inclua a higiene do sono na rotina

Como dormir melhor, identificando pensamentos ruins
A higiene do sono é um conjunto de práticas que visa melhorar a qualidade da noite dormida. O ambiente é um fator importante, visto que locais barulhentos, com claridade ou desconfortáveis podem gerar a insônia. Sendo assim, antes de dormir, procure deixar o quarto silencioso e escuro.

Além disso, invista em um bom colchão e travesseiros de qualidade para que o corpo descanse. Outra medida fundamental é ficar livre de aparelhos eletrônicos na cama. Smartphones, notebooks, tablets e TVs emitem uma luz que é capaz de inibir a melatonina, o hormônio responsável por induzir o sono. Sendo assim, evite os eletrônicos por, no mínimo, meia hora antes de deitar.

2. Pratique atividades físicas

teacrine
O ideal é que, durante a semana, a pessoa separe 4 dias para fazer o que preferir. Entre as opções estão musculação, yoga, pilates, lutas, dança e várias outras atividades.

Praticar exercícios físicos faz com que o corpo gaste bastante energia, sendo ainda mais necessário descansar a noite — dessa forma, será mais fácil adormecer. É importante que as atividades sejam feitas cerca de cinco horas antes de ir para a cama, visto que há liberação de substâncias estimulantes durante a sua prática.

3. Use remédios naturais

tonificar os músculos

 

Os remédios alopáticos que induzem e mantém o sono são conhecidos por gerar dependência e tolerância. Isso significa que a pessoa, ao longo do tempo, não consegue dormir sem ingerir medicamentos, assim como doses cada vez mais altas são necessárias.

Para evitar esse quadro, pode-se optar por medicações naturais. Nesse caso, os alimentos são ótimos aliados e devem ser usados antes de ir para a cama. Um copo de leite ou de chá quente são capazes de acalmar o corpo, por exemplo. A melatonina em forma de cápsulas ou comprimidos também é uma opção, visto que esse hormônio já é produzido pelo corpo.

4. Faça terapia

nutrição comportamental

Uma das maiores causas de insônia é a ansiedade. Isso porque a pessoa ansiosa não consegue deixar os pensamentos de lado na hora de dormir e, consequentemente, não pega no sono. Sendo assim, a terapia é uma ótima forma de aprender a lidar com as emoções e controlá-las.

É importante salientar que existem algumas doenças que podem causar insônias. Dessa forma, se o problema não for resolvido com as orientações acima, recomenda-se procurar um médico.

E então, aprendeu como dormir melhor? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a resolver o seu problema de insônia.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os 5 Artigos Mais Lidos

Os 5 Artigos Mais Comentados

Receba as Novidades