Solucione aqui as suas dúvidas sobre a Ioimbina

ioimbina
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Com um nome pouco conhecido, a ioimbina tem sido utilizada há centenas de anos por nativos africanos em tratamentos de doenças comuns e também para fins afrodisíacos.

A Ioimbina, por ser um composto natural, estimulante e que favorece a queima de gordura, passou a despertar o interesse de praticantes de musculação e a ser investigada em estudos mais criteriosos.

Embora a substância seja considerada um suplemento seguro, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o seu consumo. Por isso, neste artigo, vamos mostrar como ela atua no organismo e apresentar os resultados que podem ser esperados. Continue lendo e confira!

O que é ioimbina e para que serve?

arvore africana ioimbina

 

Também conhecida como yohimbe (Corynanthe johimbe), é uma substância derivada das árvores africanas chamadas Corynanthe yohimbe e Pausinystalia yohimbe.

Sua maior concentração encontra-se nas cascas dos troncos dessas árvores, que são raspados para se obter a ioimbina.

Posteriormente, ela pode ser isolada e sintetizada — tornando-se um cloridrato de ioimbina —, sendo então comercializada como ingrediente de suplementos alimentares ou na forma de cápsulas.

Por ser um estimulante natural e contribuir para um maior gasto energético, o consumo da substância vem sendo utilizado e é indicado em pré-treinos e como queimador de gorduras.

Ela também tem se mostrado eficaz no aumento da libido de homens e mulheres, pois melhora a circulação sanguínea nas regiões genitais, além de diminuir a quantidade de cortisol e elevar os níveis de estradiol.

Como funciona a ioimbina?

Esse composto pode ser considerado um antagonista dos receptores alfa-2 que atuam na mobilização da gordura como fonte de energia no nosso organismo.

Tais receptores são os principais responsáveis pelo acúmulo de gordura abdominal, nos quadris e nas pernas.

Desse modo, quando a ioimbina é ingerida, ela aumenta a excitabilidade das células e estimula o sistema nervoso, ativando no organismo compostos químicos chamados catecolaminas.

Estes, por sua vez, são liberados na corrente sanguínea, aumentando a pressão e a temperatura corporal, o que favorece a queima de gordura.

Quais são os seus benefícios?

Além de proporcionar mais energia e melhorar a resistência física, o consumo de ioimbina oferece outros benefícios. Veja.

1- Hipertrofia muscular

 

hipertrofia muscular ioimbina

O fato de a substância atuar como um estimulante faz com que a pessoa tenha mais disposição durante o dia, ajudando no treino mais pesado e contribuindo para uma recuperação das fibras musculares após o treino, favorecendo, assim, o ganho de massa muscular.

 

2- Ereção

 

ereção com ioimbina

 

Desde tempos primitivos, há registros do uso dessa substância encontrada na casca de árvores como um estimulante sexual. Ainda nos dias atuais, esse composto tem atuação destacada especialmente nos órgãos genitais masculinos.

Por ser um vasodilatador natural e promover o fluxo sanguíneo (especialmente a dilatação dos vasos sanguíneos nos corpos cavernosos do pênis), a ioimbina ajuda na disfunção erétil masculina, melhorando a potência e o tempo da ereção.

Há profissionais da área da saúde que, inclusive, receitam o uso da ioimbina para tratamento da depressão de pessoas com transtornos de autoestima devido a impotência sexual e de baixa libido.

3- Perda de peso

 

perda de peso com ioimbina

A ioimbina também se mostra um importante aliado no processo de emagrecimento e queima de gordura localizada, que é comumente encontrada no abdômen, coxas e glúteos.

Sua atuação é principalmente na aceleração da queima de gordura e supressão do apetite.

A substância se mostrou bastante eficaz no combate à gordura localizada e flacidez da pele nas regiões citadas, sobretudo se aliada a uma rotina de exercícios físicos e uma dieta balanceada com o consumo de poucas calorias.

Como a ioimbina deve ser consumida?

A ioimbina pode ser encontrada nas farmácias de produtos naturais, em comprimidos, pó ou extrato. A dose diária segura é de 0,2 mg/kg.

Por exemplo: se o peso corporal da pessoa é de 60 kg, deve-se multiplicar 60 por 0,2, resultando em 12 mg. Nesse caso, essa é a dose máxima diária de ioimbina que o indivíduo pode ingerir.

Extrato da casca de ioimbina

 

O extrato da casca de ioimbina pode ser obtido através de um processo natural de produção. Os efeitos verificados são menos efetivos que os encontrados na ioimbina HCL, vendida nas farmácias de manipulação.

Ioimbina HCL

 

A ioimbina HCL é um tipo do composto em que a própria molécula da substância foi extraída de uma fonte totalmente natural, mas passa por um processo de combinação com ácido clorídrico.

Esse composto é o que apresenta melhores resultados, comprovados por atletas que utilizaram a substância.

O valor da ioimbina HCL nas farmácias de manipulação é bem em conta, por isso, se você quer desfrutar dos efeitos prometidos por ela, invista nessa versão.

Além disso, para potencializar os efeitos da ioimbina recomenda-se que ela seja consumida em estado de jejum.

Vale ressaltar, ainda, que o ideal é procurar profissionais habilitados para a prescrição — como nutricionistas, farmacêuticos e médicos —, para que eles orientem a melhor forma de consumo.

Quais os principais efeitos colaterais?

Muitas pessoas imaginam que, por ser uma substância natural, a ioimbina não apresenta efeitos colaterais.

Mas se consumida de forma incorreta, esse composto pode produzir reações adversas no organismo humano. Vejamos algumas.

Aumento de estresse e ansiedade

 

Episódios de aumento de estresse e ansiedade podem ser verificados em pessoas que consomem muito a ioimbina ou a ingerem de forma inadequada.

Sua ação termogênica aliada a outros fatores, como dietas restritas, pode influenciar esses sintomas.

A substância ainda pode interferir nos medicamentos para síndrome do pânico, ansiedade e depressão.

Por isso, ela deve ser evitada por pessoas que fazem o uso desses remédios e também por quem tem transtornos de humor ou sintomas relacionados a distúrbios neurológicos.

Elevação da pressão arterial

 

Por provocar a vasodilatação e aumento da intensidade dos treinos, podem ser verificados episódios de hipertensão, em outras palavras incluem aumento de pressão arterial.

Por isso, é fundamental não adicionar remédios como a efedrina durante seu consumo.

Em caso de irritabilidade, vertigens, náuseas, vômitos e dores de cabeça não hesite em procurar por ajuda médica.

Outros efeitos colaterais mais leves também podem ser verificados, como:

  • problemas no fígado e estômago;
  • dores de cabeça;
  • transpiração;
  • irritabilidade;
  • vertigens;
  • náuseas;
  • vômitos;
  • insônia;
  • tonturas etc.

 

Tanto os efeitos mais graves quantos os efeitos de menor preocupação podem derivar de um consumo inadequado ou de alergia aos componentes dessa substância.

Caso algum efeito colateral apareça, procure um médico rapidamente.

Repetimos que é essencial que, antes de iniciar o uso da ioimbina, você passe por uma indicação de um nutricionista, médico ou profissional da saúde competente.

Ele verificará predisposições que podem contraindicar a ingestão da substância e realizará exames para que você esteja apto a utilizá-la.

Quais resultados podemos esperar com a ioimbina?

Assim como qualquer outro composto natural, a ioimbina não tem capacidade de gerar resultados milagrosos.

Nesse caso, a atividade física e uma dieta balanceada são os principais responsáveis por proporcionar efeitos positivos no corpo, já que a ioimbina apenas ajuda a acelerar esses esforços.

A substância pode trazer benefícios e ser segura quando utilizada de maneira correta. Entretanto, isso não quer dizer que ela possa ser ingerida por conta própria, pois pode oferecer algum tipo de desconforto, que deve ser comunicado ao especialista.

Por isso, é importante fazer o consumo da ioimbina somente sob recomendação médica, já que, assim, a pessoa não colocará sua saúde em risco e poderá alcançar o seu objetivo de maneira mais rápida e segura.

Gostou de conhecer as funcionalidades da ioimbina? Então, não deixe de seguir no Facebook, assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do mundo fitness!

78 respostas

  1. Adorei o artigo. É sempre bom cuidar da nossa saúde para ter mais qualidade de vida. Obrigada por compartilhar!

    1. Olá Maicon!
      Você tem disgnóstico de hipertensão, não deixe de perguntar isto ao seu médico. Ele, em posse de sua anamnese é o responsável por sua saúde.
      Obrigado por ter escrito!

      1. Tenho 135 kg , nesse caso será 135×0,2 =27. Então no meu caso consumiria de 5 a 6 cápsulas da IOIBINA 5mg

  2. Só consigo fazer o aeróbico entre 18h e 20h, qual melhor horário para tomar? Posso tomar de manhã em jejum sem a pratica seguida da atividade? Uma vez que farei, mas com varias horas da ingestão da mesma

    1. Olá Jaqueline!

      O melhor horário para tomar a Ioimbina é pela manhã, de preferencia no café da manhã.
      A Ioimbina acelera o metabolismo e isto acaba consumindo mais energia, por isto a classificação dele em termogênicos.
      O ideal, seria toma-lo de 8/8 horas para estar sempre em alta, mas você irá perder o sono, ficar irritada, pode ter enjoos e vai acabar deixando de gostar dele.
      Inicie com baixas doses e deixe seu corpo ir se adaptando, como uma pirâmide: inicie com pouco, depois de 15 dias aumente e quando for parar de usar diminua e pare. Nada brusco!
      Espero ter ajudado!

      Um forte abraço!

  3. Olá! Eu treino a noite, devo manter a ingestão da ioimbina em jejum pela manhã mesmo?

    1. Olá Camila!

      Sim! Embora muita gente goste de sentir o corpo suando na academia, isto pode agir contra se você perder o sono e não se recuperar no outro dia.
      O efeito dele durante o dia é muito importante para te manter em queima calórica.
      Um forte abraço!

    1. Olá Paula!

      A Ioimbina pode interferir nos medicamentos e influenciar nos sintomas. Converse com seu médico e exponha o caso. O exercício físico é fundamental para regular os hormônios, especialmente a Serotonina.
      Com o acompanhamento do médico especialista lhe dará o amparo e talvez ele possa ajudar na sua vida!

      Um forte abraço!

    1. Olá Giuliano!

      Sim! O ideal e recomendado é no café da manhã, além do que ele irá promover uma energia extra para seus treinos!

      Um forte abraço!

  4. Comecei a tomar o stano junto com meio comprimido de termogênico de 420mg, uns dois meses depois incluí a ioimbina junto com o termogenico, 2 semanas depois aumentei a dose da ioimbina. uns 5 dias depois tive tonturas, visão embaçada e acho que tive um desmaio, será que pode ser pela super dosagem de ioimbina? Nunca tive problema algum de saúde, e hj tenho dores forte de cabeça, e parei com o uso de todos esse “medicamentos” citados.

    1. Olá Nathalia!

      Com as informações que você escreveu poderíamos fazer uma tese acadêmica.
      São muitos os fatores que poderiam pesar neste cenário, tais como idade, estilo de vida, controle hormonal e a principal: avaliação clínica.
      Objetivamente sua pressão sanguínea é regular? Preocupe-se com isto.
      Fez muito bem de ter parado com tudo.
      Supondo que seu médico tenha prescrito Estanozolol em dose apropriada ao seu sexo e peso, a pergunta é: o que compõe o comprimido termogênico de 420mg ?
      Muitas vezes há uma interação medicamentosa entre os ativos do termogênico somado ao uso do anabolizante e a Ioimbina foi a gota d’água no copo cheio.
      Busque um cardiologista e exponha o episódio de maneira bem objetiva. Este pode ter sido um sinal a ser valorizado que seu corpo enviou a você.
      Espero ter lhe ajudado e um forte abraço!

    1. Olá Aurilene!

      Não, é contra indicado fazer a associação destes medicamentos.
      Faça exercícios físicos diariamente!
      Um forte abraço!

        1. Olá Rafaela!

          No período de festas, como Natal e Réveillon é importante se reconectar com os amigos e família. Faça tudo sem exageros, não será isto que fará mal a você.
          Exercite-se o ano inteiro e tenha uma rotina saudável.
          Feliz ano novo!
          Um forte abraço!

    1. Olá Siele!

      Sim! O ideal e recomendado é no café da manhã, além do que ele irá promover uma energia extra para seus treinos!

      Um forte abraço!

  5. Tenho 95 kilos. Qual minha disse diária e qual o melhor horário pra tomar. Antes do treino ?

    1. Olá Evandro!

      O peso é o fator inicial do cálculo de dose, mas outro importante é o IMC.
      A sigla utilizada para Índice de Massa Corporal pode ser útil não apenas para saber sobre o seu peso, mas também para alertar sobre riscos e ajudar na prevenção de diversas doenças.
      A dose diária segura é de 0,2 mg/kg, então para 95kg são 19mg ao dia e essa é a dose máxima diária de ioimbina que o indivíduo pode ingerir.
      Não pode ser tomado em uma única dose e o ideal seria de 8/8 horas.
      Não inicie com a dose máxima ao dia e adapte ao decorrer do tempo.
      Continue sempre fazendo exercícios físicos e um forte abraço!

    1. Bia!
      Não sei! Acho que uma avaliação com um médico vascular poderia tirar esta dúvida!

      Um forte abraço!

  6. Bom dia , faço jejum intermitente 16/8 ou até mesmo 19/ 5 . Comecei a tomar ioimbina de manhã em jejum e fico umas 5 hrs sem comer .. gostaria de saber, não treino na parte da manhã em jejum pois eu trabalho .. a Ioimbina vai fazer efeito mesmo sem eu me exercitar de manhã em jejum ?

    1. Olá Tatiane!

      A resposta é sim! Ele poderá trazer bons benefícios, pois ele acelera o metabolismo. Ele não é um pré-treino, embora muita gente goste de usar como.

      Um forte abraço!

    1. Olá Carla!

      O peso é o fator inicial do cálculo de dose, mas outro importante é o IMC.
      A sigla utilizada para Índice de Massa Corporal pode ser útil não apenas para saber sobre o seu peso, mas também para alertar sobre riscos e ajudar na prevenção de diversas doenças.
      A dose diária segura é de 0,2 mg/kg, então para 99kg são 20mg ao dia e essa é a dose máxima diária de ioimbina que o indivíduo pode ingerir.
      Não pode ser tomado em uma única dose e o ideal seria de 8/8 horas.
      Não inicie com a dose máxima ao dia e adapte ao decorrer do tempo.

      Continue sempre fazendo exercícios físicos e um forte abraço!

  7. Uso cápsulas para disfunção erétil. Tomo anti coagulante. E tomo Rivotril. Posso tomar ioimbina?

    1. Olá Celso!

      A Ioimbina pode causar hipertensão e pode ser um problema aumento de pressão num quadro coagulante. Medicamento de disfunção erétil que é vasodilatador, assim como a Ioimbina podem causar uma reação adversa.

      Um forte abraço!

    1. Olá Ana!

      Sim, a Ioimbina pode ser um aliado no emagrecimento.
      Mantenha os exercícios físicos em dia!

      Forte abraço!

  8. Pelo meu peso devo tomar 14mg por dia, como devo dividir a dose ? 3x ao dia ?
    Ou toda dosagem em jejum antes do treino da manhã ?

    1. Olá Isadora!

      Você pode pedir a manipulação da Ioimbina na dose fracionada para o uso dele em 8/8 horas, ou seja 4mg arredondando para menos.
      Cuidado com a dose noturna para não lhe dar insônia.
      Não tome a dose máxima ao dia no início: “escute seu corpo”
      Um forte abraço!

    1. Olá Aline!

      Muito bem! Continue treinando!
      Para potencializar os efeitos da ioimbina recomenda-se que ela seja consumida em estado de jejum.

      Um forte abraço!

    1. Olá Josilaine!

      Sim, você pode tomar após seu treino, preferencialmente pela manhã para evitar insônia.
      Um forte abraço!

  9. Não consigo, devido ao trabalho, treinar pela manhã. Posso tomar a Ioimbina a tarde para treinar à noite? Quais os horários (de jejum, se necessário) devo respeitar nesse período noturno? Se tomar de manhã e for treinar de noite somente, não tem efeito, certo?

    1. Olá Patricia!

      Sim, você pode tomar a tarde para treinar a noite. Pense sempre que a Ioimbina pode causar insônia, tendo isto em mente ficará mais fácil.
      A Ioimbina tem efeito médio de 8 horas no organismo, então nestas 8 horas ela aumentará a sua queima calórica basal e fará efeito mesmo se treinar a noite. A ioimbina não é um pré-treino, embora possa ser usada para esta finalidade.
      Um forte abraço!

  10. boa noite li varios artigo sobre a ioimbina que tem que tomar em e fica em jejum ate duas horas para ela fazer efeito e malhar nesse tempo gostaria de saber se tenho que fazer um jejum antes de tomar ela ou tipo posso tomar um cafe da manha tipo as 6:30 e logo aps tomar e fica de jejum duas horas sem comer ou beber agua se agua quebra o jejum dela,ou so vale o jejum tipo oito horas e tomar e depois so de duas horas que posso se alimentar

    1. Olá Felipe!

      O jejum no caso da Ioimbina é para ela ser absorvida rapidamente. Ela é potencializada com os treinos. Você pode tomar antes, junto ou depois do café da manhã. Isto não vai degradá-la. Evite de tomar a noite por conta da insônia.
      Um forte abraço e bons treinos!

  11. Olá!
    Tenho muitas varizes ,algumas veias saltadas, minhas pernas são escuras de tantas várizes,posso tomar?

    1. Olá Diana!

      Uma característica da Ioimbina é o aumento de pressão arterial. O indicado é consultar o médico especialista e avaliar clinicamente o seu caso.
      Um forte abraço!

  12. Tenho 135 kg , nesse caso será 135×0,2 =27. Então no meu caso consumiria de 5 a 6 cápsulas da IOIBINA 5mg ao dia??

    1. Olá Jesaias!

      Boa pergunta!
      Seu calculo está correto. Em tese, poderia ser 3 cápsulas de 10mg ao dia por conta do seu peso. Contudo, para pessoas que ainda não tiveram experiência com a Ioimbina, é importante iniciar lentamente com doses de 5mg uma vez ao dia e ir aumentando lentamente a cada semana.
      O contrário é verdadeiro: se ocorrerem efeitos colaterais, pode-se reduzir a dose à metade, voltando-se a aumentar a dose paulatinamente.
      Assim, você vai adaptando o ativo e observando as respostas do seu corpo, sabendo que o seu limite de dose diária são de 30mg de 8/8 horas.
      Note que, com esta cobertura de tempo de uso pode interferir no seu sono, que é muito importante para a recuperação muscular.

      Fique de olho:

      REAÇÕES ADVERSAS:
      Aumento da pressão arterial, aumento da freqüência cardíaca; tontura, cefaléia,
      irritabilidade, nervosismo ou inquietação; náusea ou vômito, rubor, sudorese e
      tremor.

      PRECAUÇÕES:
      Durante o tratamento deve-se vigiar a pressão arterial e as medidas da freqüência cardíaca.
      Deve-se levar em consideração a relação risco/benefício quando existem os seguintes problemas médicos: depressão ou outra doença psiquiátrica, insuficiência hepática, sensibilidade à ioimbina.

      INTERAÇÕES:
      Pode antagonizar os efeitos de antidepressivos ou outros fármacos modificadores do humor.
      Pode antagonizar os efeitos anti-hipertensivos doa agentes anti-hipertensores.

      CONTRA-INDICAÇÕES:
      Angina pectoris; doença cardíaca; hipertensão e insuficiência renal.

  13. Posso tomar yohimbine junto com lipo nical ?
    Quantidade e horários adequados a serem tomados , meu treino está sendo feito no período da tarde .

    1. Olá Felipe!
      Pode sim, mas observe, pois haverá uma interação entre os dois ativos tornando-os mais potente.
      Normalmente a Ioimbina é tomada junto com o café da manhã em doses de 5mg. Nunca em Jejum, ok?
      É possível usá-lo 30 minutos antes dos treinos na academia.
      Um forte abraço!

  14. Boa tarde ,

    Posso associar o uso da ioimbina com termogênico (red chaos- integralmédica) ?

    Obrigado

    1. Olá João!

      É RedChaos uma linha com três objetivos. Não tenho informação precisa das doses contidas, sendo assim é difícil responder.
      Um forte abraço!

    1. Olá Nara!

      O peso é o fator inicial do cálculo de dose, mas outro importante é o IMC.

      A sigla utilizada para Índice de Massa Corporal pode ser útil não apenas para saber sobre o seu peso, mas também para alertar sobre riscos e ajudar na prevenção de diversas doenças.

      A dose diária segura é de 0,2 mg/kg, então para 72kg são 14,4mg (72 x 0,2mg) ao dia e essa é a dose máxima diária de ioimbina que o indivíduo pode ingerir.
      Não pode ser tomado em uma única dose e o ideal seria de 8/8 horas.
      Não inicie com a dose máxima ao dia e adapte ao decorrer do tempo.

      Continue sempre fazendo exercícios físicos e um forte abraço!

  15. Tenho 65kg = 65X 0,02 = 13mg. O ideal seria tomar 2x ao dia? qual intervalo? uma ao acordar e um antes de treino? treino a noite, ela ira interferir no sono, caso tome as 19h?

    1. Olá Cely!

      Perfeito! Pode arredondar para duas capsulas de 6mg ao dia. Uma ao acordar e outra após o almoço, assim livrando de tomar a noite causando insônia.
      Um forte abraço!

  16. Olá Andre,
    Como treino à noite possuo dúvidas.
    Poderia tomar ioimbina pela manhã após o café ou no café e ficar duas horas em jejum e treinar apenas a noite?
    Qual seria a melhor opção para quem faz seus treinos a noite.

    1. Olá Monique,

      Sim, é perfeitamente possível.
      A ingestão da ioimbina em jejum, durante ou após o café da manhã fará com que ela seja ativa no seu sistema durante 8 horas.
      É provável, que ela não esteja mais ativa durante seu treino a noite, mas ela já acelerou seu metabolismo durante o dia.
      Caso deseje combinar os efeitos dela com seus treinos a noite, você pode tomar a segunda dose as 14:00hs, pois os efeitos da ioimbina irão terminar por volta das 22:00hs. Desta forma não atrapalhará seu sono.
      Observe ao tomar ioimbina em jejum algum desconforto estomacal.

      Um forte abraço e bons treinos!

    1. Olá Renata!

      Sim, a associação com Morosil é possível fracionando a dose máxima diária em duas doses por no mínimo três meses.

      Um forte abraço!

    1. Olá Bruna!

      Sim, há a possibilidade de irritação gástrica e enjôo. Ela pode ser tomada junto com o café da manhã, até mesmo após.
      O importante é você se sentir bem!

      Um forte abraço!

    1. Olá Rodrigo!

      O tratamento não deve ser superior a 10 semanas! Há efeitos adversos cardiovasculares como hipertensão e taquicardia.
      Um forte abraço!

  17. Boa tarde, já faço combinação de creatina com o ácido alfa-lipoico, gostaria de saber se posso acrescentar a ioimbina antes do treino junto com termogênico 120mg de cafeína, como seria o primeiro contato, eu pretendo usar 5mg 2x ao dia pq tenho 120kg

    1. Olá Victor
      A ioimbina combina bem com creatina e ácido alpha-lipóico. Inicie com uma cápsula ao dia por 15 dias para depois subir para duas capsulas. Monitore sua pressão arterial e não use por mais de 60 dias.
      Um forte abraço!

    1. Olá Wesley!

      Sim, especialmente pela manhã. Evite tomar no final do dia por conta de insônia.
      Um forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os 5 Artigos Mais Lidos

Os 5 Artigos Mais Comentados

Receba as Novidades