O que é necessário saber sobre avaliação física? Entenda mais!

serviços de um personal trainer, já se deparou com a avaliação física. Ela é de extrema importância na vida dos praticantes de atividades físicas. É fundamental para que sejam analisados possíveis problemas de saúde, bem como para indicar a carga de treinos de cada indivíduo e acompanhar sua evolução. Quanto mais informações o professor tiver de seu aluno, melhor e mais personalizada será a planilha de treinos fornecida, obedecendo a suas peculiaridades e objetivos pessoais. Assim, resultados e evoluções serão monitorados com segurança e maior possibilidade de êxito. Mas quando devemos fazer a avaliação física? E de que maneira devemos realizá-la? Continue a leitura e descubra essas respostas agora!

Qual a importância de se fazer uma avaliação física?

avaliação física Nos dias atuais, há inúmeros métodos e técnicas para identificar parâmetros físicos e fisiológicos. É possível a utilização de fórmulas, estruturas e equipamentos de menor precisão. O que realmente importa ao profissional é utilizar aquilo que se tem em mãos, pois todos esses elementos disponíveis conseguem fazer uma leitura satisfatória. A avaliação é importante tanto para o profissional quanto para a pessoa avaliada: o avaliado saberá em que pontos pode melhorar, participando, assim, do próprio processo. Ele poderá conhecer também de que forma conduzir seus treinos sem que isso afete sua saúde. Já para o avaliador, a importância está em conhecer as especificidades de cada aluno, desenvolvendo uma rotina de treinos condizente. Para realização do diagnóstico do paciente, serão analisados os seguintes parâmetros: Tendo em vista esses cinco parâmetros utilizados para uma avaliação física, será possível um direcionamento para construção de uma planilha de exercícios físicos individualizada.

Quais são os tipos de avaliações físicas existentes?

Os tipos de avaliações físicas mais importantes são a anamnese e as avaliações antropométrica, nutricional, cineantropométrica e postural. Vamos conhecer melhor cada uma delas!

Anamnese

A anamnese consiste em um questionário que tem por objetivo verificar detalhes do passado e do presente do examinado. Serão verificados dados relacionados à rotina da pessoa, bem como atuais ou possíveis doenças, cirurgias ou limitações congênitas. Com a análise das respostas, é elaborada a avaliação para fatores de riscos para o treino e recomendações médicas, levando em conta o histórico de prática de atividades físicas

Avaliação antropométrica

A avaliação antropométrica ou antropometria visa a mensurar as medidas corporais do indivíduo. O seu objetivo é identificar o biotipo do corpo posto em análise, verificando aspectos como: a circunferência, quantidade de gordura, medidas do corpo, dentre outras. Dessa maneira, o avaliador verá que rotina de exercícios melhor se encaixa aos interesses do paciente.

Avaliação cineantropométrica

Esse tipo de avaliação física busca percentuais do aluno em movimento, como velocidade, força, resistência, agilidade e coordenação. Sua função é conhecer a capacidade de cada corpo. É necessário o uso da cautela e realização de anamnese anterior, pois doenças que acometem certos tipos de pessoas colocam-nas no grupo de risco para realização de atividades físicas.

Avaliação postural

É um tipo de avaliação física fundamental e que manifesta benefícios em longo prazo. No processo de envelhecimento, podem ser desencadeados problemas sérios na postura, bem como hérnias e dores nas costas. A análise postural busca prevenir esses problemas com base numa rotina de exercícios direcionados e com execução bem-feita.

Avaliação nutricional

avaliação nutricional é importantíssima para que se atinjam os resultados desejados. Seja qual for a intenção do avaliado — hipertrofia, emagrecimento ou qualidade de vida —, o avaliador prescreverá uma dieta balanceada com base nos alimentos que auxiliam o paciente a atingir as finalidades de seu treino.

Quando é necessário fazer uma avaliação física?

avaliação física Avaliações físicas podem ser realizadas em qualquer tempo, e sua periodicidade dependerá do caso em concreto. O avaliador verifica o histórico da pessoa e indica quais momentos para retorno. No entanto, a avaliação física, obrigatoriamente, deve preceder o início de qualquer exercício físico. No ingresso de uma pessoa em uma nova atividade o corpo está totalmente despreparado para ela. Por isso, esse é o momento exato em que a avaliação surtirá efeito. O avaliador responsável realizará as análises de desempenho, doenças, posturais, nutricionais etc. Tais análises moldarão o treino a ser executado de acordo com as necessidades reais do paciente. Desse modo, também serão identificados exercícios que o avaliado não poderá desempenhar em decorrência de alguma disfunção que exista ou possa vir a ocorrer. Como citado, realizada a avaliação física antes do início da atividade, as peculiaridades do caso concreto determinarão os prazos de retorno.

Como fazer uma avaliação física?

A primeira coisa a que devemos atentar é que a avaliação física deve ser realizada por um profissional capacitado. Profissionais da área da saúde são os únicos capazes da realização de uma avaliação física. Médicos, nutricionistas, educadores físicos, dentre outros. Não permita que sua avaliação seja realizada por pessoas sem conhecimento para tanto, pois os resultados podem ser prejudiciais à sua saúde! A avaliação física deve entregar um grande serviço ao cliente, pois é ali que o profissional tem o primeiro contato com o corpo do cliente e traça um planejamento. Uma avaliação física que se resume em aferição de medidas e gordura corporal é um método defasado e ineficaz. Na avaliação, o profissional mostrará ao seu cliente como ele alcançará seus objetivos e de que forma o fará. A prescrição de uma dieta, a análise de limitações e os testes de força são fundamentais. Essas iniciativas partem do avaliador e da academia e farão grande diferença no treino dos alunos. Destaque-se que o serviço do avaliador físico não termina na primeira avaliação. É imprescindível a reavaliação periódica como forma de observar os ganhos e quantificar resultados, além de corrigir falhas eventuais.

O que o avaliador físico precisa saber?

avaliação física O instrutor deve conhecer a rotina de seu paciente. Não somente a rotina de treinos, mas também a rotina de modo geral. Quais são os hábitos do avaliado, como este se alimenta, qual o tempo que ele tem para dormir, quanto tempo por dia dedica a atividades físicas etc. Os aspectos nutricionais e fisiológicos variam de um indivíduo para outro. Ainda que determinadas pessoas pareçam mais propensas a chegar aos objetivos que outras, fisiologicamente falando, a rotina e os hábitos podem interferir. Por isso, a prescrição de exercícios, dieta e suplementação — a depender do caso — variará de maneira individual. Cabe ao avaliador conhecer a fundo seu paciente. Dessa maneira, lhe entregará o que ele deseja, na medida necessária, analisando especificidades pessoais e buscando objetivos de maneira responsável.

Quais as consequências de uma má avaliação física?

A avaliação física deverá ser realizada em locais que ofereçam estrutura para tanto. Como foi falado, a avaliação já não se resume a uma simples análise de medidas. Hoje, trata-se de uma consulta completa do avaliador em seu paciente. Nela, identificam-se disfunções e se traça um planejamento visando ao objetivo. Uma avaliação malfeita ou mal estruturada não terá resultados desejados nem positivos. Nesses casos, falta foco e estudo ao avaliador. E o mais grave é que podem ser acarretadas doenças ao aluno, como problemas de coluna e nas articulações, devido ao esforço danoso; além de risco de agravamento das existentes. Você entendeu, portanto, que a avaliação física deixou de ser um mero protocolo nas academias e tornou-se algo fundamental. Com as informações ali coletadas, o profissional consegue iniciar as atividades físicas com orientação, segurança e eficácia nos resultados. Estabeleça seu foco e determine datas para os resultados desejados com muita organização. E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre a avaliação física? Se você se interessou por essas dicas e quer marcar uma avaliação ou desfrutar de outros benefícios do mundo fitness, entre em contato com a Órion Lab.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.