Descubra o poder dos suplementos com óxido nítrico

O que é o óxido nítrico? O óxido nítrico é uma molécula gasosa produzida pelo nosso organismo para ajudar os 50 trilhões de células a se comunicarem melhor. Ela é sintetizada na parede dos vasos sanguíneos a partir da quebra da arginina, aminoácido essencial capaz de melhorar a resposta imunológica do organismo.

Para que serve?

Graças à sua atuação na conexão entre as células, o óxido nítrico demonstrou ser útil nas seguintes atividades:
  • melhora do funcionamento cerebral;
  • reforço do sistema imunológico no combate a bactérias e prevenção de tumores;
  • regulação da pressão sanguínea e dilatação dos vasos;
  • redução de inflamações;
  • melhoria da qualidade do sono;
  • aumento das sensações olfativas;
  • assistência na mobilidade gástrica;
  • aumento da resistência e força muscular;
  • maior disposição física.

Quais são os principais benefícios?

Desde sua identificação na década de 1970, foram descobertos e comprovados alguns benefícios durante os treinos, como os quatro que veremos a seguir:

1. Recuperação muscular

Graças à sua capacidade de recuperação, o óxido nítrico aumenta o fluxo sanguíneo, fazendo com que mais oxigênio chegue aos músculos e removendo a amônia dos tecidos. Ele também reduz a quantidade de ácido lático, grande responsável pela fadiga, principalmente após treinos com muitas repetições.

2. Resistência

O óxido nítrico não é importante apenas para os atletas de força. Nos treinos de resistência, essa substância contribui para a melhoria da performance.

3. Queima de gordura corporal

Precisa reduzir a gordura corporal? O óxido nítrico atua nos exercícios físicos, fornecendo a energia da gordura como combustível para as células musculares. Consequentemente, há um aumento de massa magra.

4. Aumento do pump pós-treino

Quer sentir aquela sensação de músculos bombados depois de um treino intenso de bíceps e tríceps? Como esse processo se relaciona com uma dilatação do fluxo sanguíneo,o óxido nítrico acaba contribuindo para uma maior duração do pump.

Como tomar a suplementação?

A forma natural de aumentar a quantidade de óxido nítrico no organismo é por meio da atividade física. Quanto maior a circulação sanguínea e expansão dos vasos, mais óxido nítrico é liberado no sangue. Outra maneira de incrementar o óxido nítrico é através da dieta e consumo de aminoácidos arginina e citrulina. Eles são encontrados em oleaginosas, frutas, carnes, laticínios e suplementos que atuam para o aumento da massa muscular. É importante lembrar que a produção dessa molécula fica reduzida ao longo dos anos, assim, a suplementação surge como uma opção prática para o dia a dia, principalmente para os idosos e para quem também deseja aumentar a performance nos treinos. Em geral, o suplemento costuma ser consumido 30 minutos antes da atividade física, com o estômago vazio. Nos dias de descanso, o ideal é ingerir metade da quantidade usada em dia de treinos. Em caso de suplementação em cápsulas, normalmente são necessárias duas delas, duas vezes ao dia, sendo que uma delas deve ser ingerida 30 minutos antes dos exercícios.

Quais são os efeitos colaterais?

Como qualquer nutriente, o suplemento com óxido de nítrico deve ser tomado em doses apropriadas, para evitar possíveis efeitos colaterais, como dores de cabeça, desconforto intestinal, tonturas ou taquicardia. No caso das pessoas que têm a pressão arterial mais baixa, só podem consumir o suplemento por recomendação do farmacêutico, nutrólogo e do nutricionista. Para evitar maiores efeitos, não é recomendado o consumo dos suplementos com óxido de nítrico por um longo período de tempo. Você pode utilizar o suplemento a cada 2 ou 3 meses, alternando com fases de descanso. A boa notícia é que os efeitos dessa substância permanecem mesmo durante esse intervalo de uso. Gostou deste post sobre o óxido de nítrico? Então, assine agora mesmo nossa newsletter e fique por dentro de mais novidades sobre saúde e qualidade de vida!

Este post tem 9 comentários

  1. Anônimo

    Visitor Rating: 5 Stars

  2. Anônimo

    Visitor Rating: 5 Stars

  3. Thiago Kotolak

    Excelente artigo. Muito bom!

  4. Anônimo

    Visitor Rating: 5 Stars

  5. Roger Furlan

    Não sabia dos benefícios, com ctz vai fazer parte da minha suplementação a partir de agora.
    Obrigado #TeamOrion por nos informar sempre com conteúdos que fazem a diferença no dia-dia.

  6. Anônimo

    Visitor Rating: 5 Stars

  7. Anônimo

    Visitor Rating: 3 Stars

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.