Saiba como melhorar o condicionamento físico agora!

melhorar o condicionamento físico

Todas as pessoas que dão início à prática de alguma atividade física procuram um principal benefício, que é melhorar o condicionamento físico. Isso se percebe quando o indivíduo consegue praticar determinada atividade por mais tempo e com intensidade maior.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 45,9% dos brasileiros são sedentários e, consequentemente, mal condicionados fisicamente. Isso os leva a se sentirem mais cansados, apresentarem maior dificuldade no desempenho de tarefas diárias e terem maior suscetibilidade no desenvolvimento de doenças.

Este post veio ajudar você a melhorar o condicionamento físico. Quer saber como? Então continue a leitura!

O que fazer para melhorar o condicionamento físico?

Com algumas práticas você eleva sua qualidade de vida, melhora seu condicionamento e ainda cuida da saúde. Vamos saber quais são!

1. Faça exercícios progressivos

Melhorar o condicionamento físico está relacionado à forma gradual progressiva em que você desenvolve seus treinos. Buscar sempre a evolução é um diferencial para qualquer praticante de atividade física.

Então, se você quer correr, por exemplo, comece com pequenas caminhadas e vá evoluindo até chegar a correr várias distâncias e com velocidade. É fundamental o acompanhamento profissional nesse processo e um treino bem elaborado e seguro.

2. Pratique corrida

A corrida é, sem dúvidas, um dos melhores exercícios para a melhora do condicionamento físico.

Praticamente todos os outros derivam dela. Além de trabalhar músculos de todo o corpo ela desenvolve a parte respiratória e ativa o sistema cardiovascular. Portanto, pratique a corrida! Se você ainda não aguenta correr, intercale com a caminhada.

Contudo, em pouco tempo você correrá muito mais e verá como os benefícios dessa atividade influem na sua qualidade de vida.

3. Treine em pisos inclinados

Outra boa forma de otimizar seu condicionamento físico é gerar um esforço maior em nosso organismo. O treino em pisos inclinados é capaz de gerar esse esforço. Por isso, separe alguns dias da semana para realizar essa atividade.

Uma dica é ir a locais ao ar livre ou até áreas rurais com trajetos inclinados. Você se exercita, melhora sua capacidade circulatória e de respiração e ainda aproveita um ar puro que vai fazer muito bem a você.

4. Busque um treino de HIIT

HIIT é um treino intervalado de alta intensidade. Nele, o atleta intercala esforço intenso com esforço moderado, segundo a capacidade de cada um.

Esse tipo de exercício exige muito fôlego e faz o corpo se adaptar a usar uma grande quantidade de energia logo após o descanso. É fundamental se exercitar dessa forma com a ajuda de um profissional. Dessa maneira evitam-se lesões ocasionadas pelo esforço excessivo.

Quais os benefícios de melhorar o condicionamento físico?

A melhora  do condicionamento físico tem benefícios aparentes. Aquela barriguinha indesejada vai desaparecer em pouco tempo e aquelas roupas que não serviam mais vão voltar a caber.

A melhora na autoestima é instantânea!
Além desses benefícios visíveis podemos listar também:

  • melhora do sono;
  • melhora no humor;
  • prevenção e tratamento de doenças;
  • controle do peso corporal, dentre outras.

Portanto, melhorar o condicionamento físico está intimamente ligado à nossa felicidade e vida saudável. Busque controlar sua alimentação e realizar atividades físicas regularmente. Seu condicionamento físico será excelente e você terá uma enorme qualidade de vida para aproveitar as pessoas que você ama.

Curtiu esse post? Então deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas suas experiências!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Os 5 Artigos Mais Lidos

Os 5 Artigos Mais Comentados

Receba as Novidades