Stand up paddle: veja por que praticar esse esporte

Está à procura de um exercício ao ar livre para ter contato com a água e observar a natureza? O stand up padgle pode ser a alternativa certa para você! O esporte é uma mistura entre surfe e remo e foi criado no Havaí, quando os instrutores de surfe (Beach Boys) começaram a utilizar grandes pranchas e um remo para fotografar e acompanhar os alunos surfistas.
No entanto, foi somente a partir dos anos 1990 que o esporte se popularizou e conquistou adeptos no mundo todo.
Ficou curioso sobre o stand up paddle — também conhecido como SUP — e quer saber por que praticar esse esporte? É só continuar a leitura, que explicaremos tudo para você a seguir.

Quais os equipamentos necessários?

Você precisa de mais do que uma prancha e um remo para praticar o SUP. Veja os itens básicos necessários e fique atento à sua proteção:

  • prancha: existem modelos de prancha específicos para a prática da atividade, e os tamanhos variam de acordo com o peso e a experiência do praticante. A prancha do tipo cruising é o modelo mais adotado para a prática do stand up paddle e é utilizada para águas tranquilas, em baías, lagos, canais e represas;
  • remo (paddle): item indispensável para a prática do esporte. O tamanho varia de acordo com o tipo de modalidade praticada, mas os instrutores recomendam que o remo seja 20 cm maior que sua altura;
  • colete salva-vidas: ele também faz parte da lista de equipamentos, especialmente para iniciantes;
  • vestimenta: durante o inverno e em locais com águas mais frias, o ideal é o uso de roupas de neoprene. Nos dias mais quentes, é importante escolher roupas leves e que ofereçam mobilidade;
  • protetor solar: como é uma atividade ao ar livre, não se esqueça de proteger a pele com o protetor solar e reaplicá-lo após algumas horas.

Quais as vantagens da prática do stand up paddle?

Veja algumas vantagens que têm feito o SUP ganhar cada vez mais adeptos:

É uma atividade democrática

A iniciação ao stand up paddle está aberta a todos, não importando a idade, o gênero ou a forma física. De fácil iniciação, você já consegue remar no primeiro dia de prática. Porém, assim como no caso da prática de qualquer atividade física, é sempre recomendado que você passe por uma avaliação médica antes de iniciar o exercício.

É uma alternativa aos exercícios tradicionais

Quem não curte muito o ambiente da academia pode ter o stand up paddle como uma alternativa aos treinos. Caso você não more em locais onde seja possível a prática constante do esporte, o SUP pode entrar no seu treino nas férias.

É um exercício aeróbico completo

O equilíbrio exigido para que você consiga se manter na água durante a prática do stand up paddle pode promover uma grande vascularização muscular e a queima de até 700 calorias durante uma hora de atividade.

É responsável por um trabalho intenso de força

Quando você emprega a postura correta, com coluna ereta, ombros nivelados, abdômen contraído e joelhos flexionados, há o trabalho intenso dos membros superiores e inferiores.
O trabalho de força é tão intenso que praticantes de outras modalidades, como surfe e triátlon, utilizam o SUP em seus treinos.

É um remédio antiestresse

Você já sabe que a prática regular de atividade física contribui significativamente para a qualidade de vida. No caso, o contato com a água e a natureza incrementa ainda mais a sensação de bem-estar e relaxamento.
Com a orientação adequada e os equipamentos necessários, você está pronto para desfrutar dos benefícios que o stand up paddle pode oferecer. Preparado? Se você quiser saber mais sobre outros esportes, siga-nos em nossas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram e no Twitter, e não perca também nossas dicas de saúde, nutrição e qualidade de vida. Vamos lá![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Este post tem 2 comentários

  1. André Alves da Silva

    Visitor Rating: 5 Stars

  2. Anônimo

    Visitor Rating: 5 Stars

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.