7 dicas para tonificar os músculos sem erro

ganhar massa muscular e tonificar os músculos. Essas metas são perseguidas diariamente pelos atletas e demandam muito esforço e dedicação. A tonificação muscular está alinhada à definição, mas são coisas distintas. Tonificar os músculos significa deixá-los mais fortes, rígidos e sem a flacidez que é causada pelo acúmulo de gordura. Já a definição está relacionada ao aparecimento e destaque dos músculos do corpo, a olho nu, e se dá quando os níveis de gordura corporal estão baixos e o treino está em dia. Interessou-se em saber algumas como tonificar seus músculos e deixar seu shape em dia? Então continue a leitura, que vamos dar 7 dicas!

Como tonificar os músculos

1. Tenha regularidade nos treinos

tonificar os músculos A primeira dica que vamos dar é muito simples, mas é a base de todo o trabalho muscular, seja ele de tonificação, fortalecimento, definição etc. Tenha regularidade e foco naquilo que você se propôs a fazer. Treine bastante, não dê desculpas e nem espaço para a preguiça. Monte um cronograma de treinos e siga-o à risca.

2. Alterne os exercícios

tonificar os músculos Muitas pessoas ao iniciarem o treino de musculação focam em apenas um grupo muscular. Seja porque tem mais afinidade ou quer ter maior resultado nele. Esse é um grande erro. Aprenda a alternar exercícios. Treine todas as regiões, mesmo aquelas que você não quer mudar ou não gosta de treinar. Será fundamental no seu processo de tonificação muscular. Peça o seu personal para elaborar uma ficha, ele dividirá os treinos de forma correta.

3. Fique atento à alimentação

tonificar os músculos Geralmente, os praticantes de atividades físicas têm algumas verdades que aprendem quando iniciam uma rotina de musculação. Você é o que você come, e treinar é apenas uma parte do processo, a alimentação conta muito. Portanto, não adianta malhar de forma correta e com frequência e comer mal. Equilibre sua alimentação com poucos carboidratos e um número alto de proteínas e vegetais. Ingira também gorduras boas, como castanhas. Assim você obterá sucesso para tonificar os músculos.

4. Considere o uso de suplementos

tonificar os músculos Tal qual a alimentação, a suplementação pode ajudar muito no processo de tonificar os músculos. Algumas vezes eles dão ao nosso corpo os nutrientes que não conseguimos encontrar em alimentos. Invista em suplementos com boa dosagem de proteínas e de minerais como cálcio e ferro, que ajudarão na recuperação muscular. Outras opções interessantes são os BCAA’s e a creatina.

5. Tenha ajuda profissional

tonificar os músculos Um treino realizado com o acompanhamento de um profissional é muito efetivo para tonificar os músculos. Ele direciona a execução do seu exercício de maneira correta e com máxima obtenção de resultados. Além disso, ele vai direcionar os exercícios de acordo com as suas necessidades. É um investimento muito interessante. Os resultados virão de maneira mais rápida e satisfatória.

6. Durma bem

O sono caminha lado a lado com a hipertrofia muscular. No processo de tonificação não é diferente. O sono auxilia no processo de construção muscular e é nesse momento que o corpo trabalha para melhorar a qualidade dos seus músculos. Uma noite bem-dormida muda totalmente a qualidade muscular. Portanto, priorize esse fator e procure dormir de sete a oito horas por noite.

7. Faça aeróbicos

tonificar os músculos Engana-se quem pensa que fazer aeróbicos é só para perder medidas. Eles também auxiliam a tonificar os músculos. Com a queima de gorduras que os exercícios aeróbicos provocam, a tonificação estará mais visível e será melhor trabalhada. Seu preparo físico também será potencializado para a realização dos exercícios de musculação. Faça, pelo menos, vinte minutos de exercícios aeróbicos em dias intercalados. Um profissional de educação física pode ajudar você nessa tarefa. Por fim, percebemos que tonificar os músculos é possível, basta ter foco nos treinos, fazer uma dieta adequada e seguir as dicas que apresentamos. Não se esqueça também de respeitar um período de descanso para seus músculos, pois é nesse momento que eles vão se desenvolver. Além disso, se você fizer o mesmo treino todos os dias você diminui os resultados e aumenta a chance de lesão. Gostou das dicas de tonificação muscular? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo fitness!

Este post tem 2 comentários

  1. André Alves da Silva

    Visitor Rating: 5 Stars

  2. Anônimo

    Visitor Rating: 5 Stars

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.