ganho de massa e definição muscular, já deve ter ouvido falar nos SARMs. Moduladores seletivos dos receptores androgênicos, em português, esses compostos prometem dar todos os benefícios dos esteroides anabolizantes, mas sem os seus temidos efeitos colaterais. E acredite, isso é possível! Na verdade, eles são considerados hoje como uma das melhores alternativas para o ganho de massa de maneira rápida, com baixa retenção de líquido e melhora expressiva no desempenho físico. Então, ficou curioso para saber mais sobre os SARMs e os seus efeitos que estão revolucionando o mundo fitness? Continue a leitura para conhecer melhor esses compostos!
O que são SARMs e como eles funcionam?
Os primeiros registros desses ativos remetem à década de 1940, mas foi no início dos anos 90 que eles foram apresentados pela comunidade científica. Basicamente, são compostos seletivos desenvolvidos para atuar nos receptores androgênicos. Esses receptores são como “tomadas” nas células, esperando algo que se encaixe nelas. Os SARMs, então, fazem o papel do hormônio exógeno que se conecta, causando resultados benéficos à musculatura. Sua função primordial é desencadear a ação isolada no tecido muscular, garantindo a síntese de proteína e a hipertrofia sem atingir o fígado e o coração, nem gerando aumento exponencial da próstata. Ou seja, eles acarretam o aumento dos músculos sem efeitos danosos ao corpo humano. Para isso, eles atuam se anexando às células ao entrar no corpo — mais especificamente, às células musculares e ósseas, por isso são chamados “moduladores seletivos”. É nesse momento que elas recebem um comando de ação de crescimento.Quais são os benefícios desses compostos?
Os SARMs oferecem benefícios parecidos com os dos pró-hormonais, além de serem mais eficientes e menos danosos que eles. Já citamos, por exemplo, o aumento de massa muscular e a melhora no desempenho físico, sem efeitos prejudiciais ao organismo. Podemos, ainda, listas alguns outros:- prevenção de perda da massa muscular;
- desenvolvimento de massa muscular magra;
- rápida recuperação muscular pós-lesões;
- aumento do desejo sexual;
- redução drástica de danos no fígado;
- pouquíssima perda do tecido ósseo;
- menos ameaça de problemas de próstata.