Se você está considerando incluir suplementos na sua dieta, é comum que se sinta confuso diante da grande diversidade de produtos disponíveis no mercado. Essa variedade existe devido aos diferentes objetivos de quem pratica atividades físicas.
Há quem queira emagrecer, ganhar massa magra ou simplesmente adotar um estilo de vida mais saudável. Sendo assim, uma nutrição esportiva pode ajudar a alcançar esses objetivos de forma mais rápida e eficiente.
Com isso em mente, separamos este post para ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre os diferentes tipos de suplementos, confira!
Whey Protein
O famoso Whey Protein é um suplemento proteico muito utilizado por atletas de diferentes modalidades. Seu principal componente é a proteína do soro de leite que, por apresentar a maioria dos aminoácidos necessários para a construção de massa magra, é muito utilizada por quem faz musculação e outros esportes que promovem a hipertrofia.
A melhor maneira de ser consumido é batido com água ou leite após o treino, pois, nesse momento, a absorção de proteínas pelo organismo é maior. O ideal é consumir o Whey Protein junto com algum carboidrato, evitando que o nosso organismo utilize as proteínas como fonte energética.
Termogênicos
Há uma diversa e ampla gama de suplementos termogênicos, como a cafeína e o gengibre em pó. São indicados para quem procura emagrecer rápido e com saúde, pois aumentam a temperatura corpórea e consequentemente o metabolismo, o que faz com que nosso corpo gaste mais energia e quebre a gordura instaurada nele.
Em geral, é interessante consumir esse tipo de suplemento antes do treino porque, dessa forma o organismo gasta mais energia durante o exercício e seu efeito é potencializado.
Glutamina
É um tipo de aminoácido sintetizado naturalmente pelo nosso corpo e possui diversas funções no nosso metabolismo, como auxiliar a produção de glicose e de outros aminoácidos, regular o sistema imune, além de ser o principal constituinte do sistema esquelético muscular.
É um importante fator na recuperação muscular, sendo indicada para atletas que praticam atividades físicas intensas diariamente; evita a fadiga e estimula a regeneração dos músculos. É comercializada em pó e seu consumo é indicado no pós-treino e antes de dormir.
Hipercalórico
Esse tipo de suplemento é um grande aliado da nutrição esportiva, sendo utilizado especialmente por quem deseja a hipertrofia — ganho de massa muscular. Consiste numa mistura de carboidratos, proteínas e vitaminas de forma balanceada, e é ideal para ser consumido antes e após os treinos.
Como o próprio nome já diz, é altamente calórico. Portanto, só deve ser utilizado por quem pratica atividades físicas com objetivo de hipertrofia, como a musculação, caso contrário, esse excesso de energia pode ser convertido em gordura.
Creatina
Apesar do que muitos dizem, a creatina é um suplemento que não traz riscos ao organismo. A substância é bastante difundida no mercado e recomendada por diversos profissionais da alimentação esportiva.
Ela é composta de três aminoácidos e está presente principalmente na carne vermelha. É utilizada por atletas que desejam aumentar sua performance, ou seja, para quem procura potencializar sua força ou resistência em um determinado exercício.
Deve ser consumida diariamente e em pequena quantidade, cerca de 5g por dia e, de preferência, junto a um carboidrato, garantindo a melhor absorção da substância pelo organismo.
Vale lembrar que esses suplementos jamais devem ser utilizados de forma a substituir as refeições, pois não contém todas as vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento do organismo. Sempre consulte um profissional antes de se automedicar ou fazer mudanças drásticas na sua alimentação.
E você, está pronto para adotar uma nutrição esportiva e potencializar seus resultados? Entre na nossa página e escolha seu suplemento ideal