A acumulação de gordura subcutânea pode se dar por diversos fatores. Dentre eles, podemos citar condições genéticas desfavoráveis, falta de exercício físico e alimentação rica em calorias. A boa notícia é que esse tipo de gordura pode ser perdido, mas depende de muito esforço, determinação e mudanças de hábitos.
Quer saber como eliminar a gordura subcutânea e conhecer outros aspectos desse componente corporal? Então continue a leitura que explicaremos tudo!
Diferença entre gordura subcutânea e gordura visceral
A gordura visceral é aquela que fica localizada por trás da parede abdominal e dos órgãos que a rodeiam. Esse tipo de gordura pode ser extremamente prejudicial à saúde, com risco de aumentar a inflamação nos órgãos. Ela também é desencadeadora de doenças como diabetes e hipertensão.
A gordura subcutânea, por sua vez, é aquela que se localiza logo abaixo da parte externa da pele. Se você tem muita, por exemplo, não será capaz de ver os músculos do seu abdômen. É menos prejudicial que a visceral, mas também deve ser subtraída do nosso organismo.
Dicas para eliminar a gordura subcutânea
Vamos conhecer algumas formas de potencializar essa perda! Anote todas e aproveite para colocá-las em prática.
1- Pratique exercícios físicos de alta intensidade
A prática de exercícios físicos aeróbicos sempre foi uma das mais efetivas na tarefa de reduzir a gordura subcutânea no corpo. Ela promove a aceleração do metabolismo e a eliminação de calorias consumidas, consequentemente, perda de gordura. Pratique exercícios de alta intensidade, como os hiits, que por serem intensos potencializam a perda de gordura em menor tempo.
2- Corte calorias à noite
No período noturno, o nosso metabolismo está menos acelerado, pois é a hora em que o corpo está se preparando para o repouso. Por isso, as calorias consumidas serão mais facilmente armazenadas e transformadas em gordura, porque não haverá gasto calórico.
O ideal é que haja distribuição das calorias consumidas ao longo do dia, deixando a noite com ingestão menor delas. Não se esqueça de sempre consultar um nutricionista para que ele elabore uma dieta de acordo com as peculiaridades do seu organismo.
3- Consuma muitas fibras
As fibras são famosas por promoverem o bom funcionamento do intestino. No entanto, seus benefícios vão muito além disso. Elas ainda previnem doenças e ajudam no emagrecimento. Após seu consumo, passam pelo intestino e corrente sanguínea e acabam levando embora gorduras e toxinas, promovendo a sensação de saciedade por mais tempo. Esse último fator traz como consequência o menor consumo de calorias.
4- Beba bastante água
Grande parte do nosso corpo é composta por água. Ela, então, é um componente indispensável para nossa sobrevivência. A água também é nossa companheira na perda de gordura subcutânea, pois faz com que o corpo utilize os rins e não o fígado para eliminar resíduos. Se o fígado não tem esse foco, passa a transformar gordura em energia, promovendo sua eliminação.
Portanto, podemos verificar que a perda de gordura subcutânea é uma questão não só de estética, mas também de saúde para nosso organismo. Ela, juntamente à visceral, pode trazer prejuízos à saúde.
É fundamental mudar hábitos alimentares, manter a prática de exercícios físicos de forma regular e lançar mão das dicas que apresentamos. Assim, você reduzirá seu percentual de gordura subcutânea e será uma pessoa mais feliz e saudável.
Gostou de saber algumas técnicas de eliminação de gordura subcutânea? Então deixe seu comentário neste post e compartilhe com outros leitores as suas experiências.
Visitor Rating: 5 Stars
Visitor Rating: 5 Stars
Visitor Rating: 5 Stars
Visitor Rating: 4 Stars
Visitor Rating: 5 Stars
Muito interessante as dicas. Porém faço exercícios regulares 5 x por semana,( musculação e aeróbica) uma alimentação saudável (frutas, legumes e verduras, ( proteínas ; carnes magras e brancas, peixe, ovo, queijo branco; carboidratos ,evito o bastante assim como doces em geral ) e mesmo assim meu percentual de gordura está muito alto assim como meu IMC= 35.9 e peso 83.5 kgf
Olá Enoque!
Você realmente tem uma rotina saudável! Parabéns!
Você está no caminho e tem objetivo claro. Acrescento que o mais difícil é o fator genético. Nossos traços ancestrais determinam nossa forma física e de certa maneira buscamos corrigir isto.
Alto, baixo, magro ou com excesso de peso lutamos para ficar num padrão estético aceitável. Faça um acompanhamento médico para medir seus exames rotineiramente e siga pacientemente, no mínimo você já leva uma vida saudável e isto é pré-requisito da longevidade!
Feliz Ano Novo!
Forte abraço!
Ótimas dicas.
Parabéns
Olá Jarbas!
Muito obrigado pelo retorno!
Feliz ano novo!