Devido à necessidade de pessoas que desejam emagrecer rápido e/ou ter uma melhor qualidade de vida, esse ramo de atuação é uma excelente opção de negócio para quem trabalha na área. Pensando nisso, desenvolvemos este post. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
O que é o serviço de personal trainer on-line?
Basicamente, funciona da mesma forma que o personal trainer convencional, mas de maneira digital. Ou seja, você oferece uma consultoria de exercícios físicos e treinamentos a distância, por meio da web.
A principal atividade realizada nesse ofício consiste na avaliação física e no planejamento de treinos para melhorar a qualidade de vida dos interessados. Para isso, diversos fatores são levados em conta. Por exemplo:
- necessidades e objetivos do cliente;
- formato do corpo;
- gênero;
- histórico esportivo;
- disponibilidade de tempo;
- local de treino;
- materiais e equipamentos;
- perfil de trabalho;
- qualidade do sono.
Como o serviço é oferecido?
As empresas oferecem esse serviço pela internet ou por meio de aplicativos e sempre contam com a atuação de profissionais de Educação Física. Também há personal trainers autônomos que empreendem no ramo e atendem por conta própria, seja montando um site, seja por outros meios de comunicação, como Skype, e-mail e WhatsApp.
Geralmente, são criadas plataformas nas quais as pessoas se inscrevem, passam por uma avaliação prévia e escolhem um plano específico. A maioria desses programas dá suporte e acompanha a evolução do cliente, além de montar os treinos sob demanda.
É válido ressaltar que, independentemente das particularidades envolvidas, o personal trainer on-line cumpre o importante papel de ajudar pessoas que têm pouco tempo para se exercitar. Isso ocorre a partir de métodos dinâmicos e perfeitamente adaptáveis.
Quem é o público-alvo?
Em termos muito resumidos, são pessoas que querem mais qualidade de vida ou desejam aumentar a autoestima. Em grande parte dos casos, homens e mulheres na faixa etária que vai dos 30 aos 50 anos.
O principal problema que enfrentam é a dificuldade de conciliar os cuidados com o corpo e as obrigações cotidianas. Muitas vezes, trabalham 8 horas por dia e lidam com outras atribuições, como cuidar da casa, filhos, estudos, outro emprego etc.
Algumas dessas pessoas já tentaram fazer academia ou praticar determinado esporte. Entretanto, esbarraram na falta de motivação e não conseguiram enxergar os resultados esperados. Além disso, esses indivíduos querem encontrar algo que os estimule, oriente e se adapte às necessidades diárias que têm.
Quais competências o profissional deve ter?
Tenha em mente que o personal trainer on-line é um serviço de assessoria. Isso significa que a comunicação será uma de suas grandes aliadas. Você precisa, sobretudo, entender os perfis dos clientes e saber exatamente onde eles querem chegar.
Além disso, deve compreender as melhores maneiras de motivá-los, de acordo com os objetivos e com as características pessoais de cada um. Por isso, vale a pena caprichar no primeiro contato e deixar uma boa impressão.
Feito isso, você precisa saber como vai oferecer o suporte e o acompanhamento em relação ao progresso do cliente. Anunciar uma determinada disponibilidade e não oferecê-la, na prática, é péssimo para sua imagem profissional, assim como a falta de pontualidade e a demora nas respostas. Persiga a solicitude e a organização.
Outra competência indispensável é o conhecimento sobre fisiologia do exercício, biomecânica, anatomia humana, nutrição esportiva e outras disciplinas comumente vistas nas graduações de Educação Física e Ciências do Esporte. Pós-graduações na área e cursos livres também são bem-vindos. Assim, você conhecerá os caminhos necessários para montar bons treinos individuais.
Técnicas e procedimentos relacionados à avaliação física e postural são bastante úteis:
- capacidade cardiovascular;
- composição corporal;
- dobras cutâneas;
- circunferências corporais;
- capacidades físicas.
Também é interessante pensar em um fluxograma de atendimento, de modo que você consiga acompanhar as diferentes etapas de treinamento de várias pessoas, atendendo-as com qualidade e eficiência.
Que estratégias usar para captar clientes?
Depois de compreender o serviço, suas especificidades e as capacidades necessárias, é hora de pensar em como formar e aumentar sua clientela. Para isso, listamos algumas práticas que podem ajudar muito nesse aspecto.
Invista em sua carreira
Certificações, um bom currículo e um site atrativo são boas maneiras de impulsionar sua carreira de personal trainer on-line. Aliás, você não precisa de um capital muito grande para começar.
Faça marketing digital
Como se trata de um serviço on-line, nada mais lógico que fazer marketing digital, não é mesmo? Publique textos para divulgar seu trabalho, use as redes sociais de forma adequada e mostre seu conhecimento para criar autoridade. O Instagram, o Facebook e o LinkedIn são ótimas ferramentas. Não se esqueça de analisar o alcance de suas postagens e interaja sempre com cordialidade.
Desenvolva um networking sólido
Sempre que possível, frequente palestras, workshops e eventos similares. Isso é bom para a sua atualização profissional e ainda colabora para que você se aproxime de outros especialistas que atuam nesse segmento. Assim, é possível aprender muito e fortalecer sua reputação.
Tome cuidado, apenas, para não ser incisivo ou forçar demais a barra na tentativa de criar uma rede de contatos. Como autônomo, é fundamental cuidar de sua imagem, pois seu nome é sua marca.
Peça indicações
Quando for oportuno, peça indicações para seus amigos, colegas de profissão e clientes atuais. Mostre-se disponível a atender um número maior de pessoas. Quando você desenvolve um bom trabalho, isso até acaba acontecendo de forma natural, mas nunca é demais contar com uma ajudinha, certo?
Migre seus clientes
Se você já tem alguns clientes, fale para eles sobre sua nova empreitada. Desse modo, eles podem migrar do atendimento presencial para o digital. Quem sabe essa mudança não melhora ainda mais a obtenção dos resultados?
O personal trainer on-line é um serviço que chegou para ficar. Com uma boa preparação, ele pode ser o grande diferencial para a sua carreira. Atualize-se constantemente e cative a clientela com um bom trabalho.
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Muito bom o post!
Claramente o Personal Trainer precisa se atualizar não só em questões técnicas como também em competências de marketing e comunicação.
Parabéns pelo trabalho.
Pois é Douglas, vou dar um “empurrãozinho” nisto! Fique atento aos próximos artigos! Inscreva-se! Compartilhe com os amigos.
Parabéns pelo artigo André Alves da Silva e Orion laboratório excelente trabalho de vocês, pois esse é um artigo muito construtivo, pois mostra o que está acontecendo na atualidade entre Personal Trainer e seus clientes on line, a procura hoje em dia de consultoria de treinamento é muito grande e precisamos ficar atento a tudo isso que está no artigo.
Olá Denner, obrigado!
Já estamos na 4a Revolução Industrial, saliento a Internet das Coisas. No ano retrasado, na feira do Sebrae Empreendedor, uma Startup criou um sensor que é inserido nos equipamentos de musculação que através das tecnologias envolvidas (Wi-fi e Bluetooth) carregava as informações sobre seu treino ao seu Smartphone. Logo, muito perto, teremos personagens com inteligência Artificial nos Smartphone dando aula de musculação. Se juntarmos estas duas tecnologias, será capaz de uma voz dizer no seu headphone, “vai, falta mais duas, mais uma pra acabar” “muito bem, você conseguiu”.
Nunca irão substituir as pessoas, mas os profissionais terão que se adaptar a nova revolução.
Estarei aqui para ser um aliado neste novo paradigma.
Um abraço!!
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