COMO IDENTIFICAR SE A COMPRA É SEGURA

Em primeiro lugar, ter um  analisador de site, que certifica que não há nenhum tipo de armadilha  virtual durante a navegação, isto é fundamental. Para tanto contamos  com uma ferramenta poderosa: O Google.

O Navegação Segura é um serviço criado pela equipe de segurança do Google para identificar sites não seguros na Web e notificar os usuários e webmasters sobre possíveis danos. Neste “Transparency Report”, divulgamos detalhes sobre as ameaças que detectamos e os avisos que mostramos aos usuários. Compartilhamos essas informações para aumentar a conscientização em relação aos sites não seguros e esperamos estimular o surgimento de uma Web mais segura e protegida.

Fonte: https://transparencyreport.google.com/

VERIFIQUE SE A LOJA POSSUI CONEXÃO SEGURA

Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados dados pessoais do cliente (como nome, endereço, documentos, número do cartão de crédito).

Essas páginas têm endereço iniciado por https:// e têm o símbolo de cadeado em uma das extremidades.

Clique no cadeado e confira se a informação do certificado corresponde ao endereço da loja que aparece na barra do seu navegador.

Saiba mais: Google SSL suporte

3. PROCURE INFORMAÇÕES SOBRE EXPERIÊNCIA DE COMPRA DE CONSUMIDORES

Você já fez pesquisas para conferir a avaliação de um filme antes de ir ao cinema ou ver a nota de um restaurante antes de fazer sua reserva? Então você sabe o que é um review. Esses comentários – que também podem vir acompanhados de nota – são extremamente úteis na hora de comparar e comprar produtos na internet.

Avaliações positivas e negativas – que podem ser feitas por especialistas ou apenas por outros consumidores que já compraram na sua loja – influenciam a decisão de quem ainda não conhece seu produto ou serviço. 

Algumas lojas permitem que o cliente faça reviews dentro do seu próprio site. Isso não só demonstra preocupação com a transparência, como também pode significar o empurrão final que o cliente indeciso precisa para fechar a compra.

Além disso, não deixe de visitar as redes sociais da loja na qual você pretende comprar para checar as publicações de outros consumidores: Google Reviews, Facebook, Twitter, Instagram, entre outras.

Lá você poderá encontrar as mais diversas opiniões, uma dica é avaliar se há mais comentários positivos do que negativos sobre a loja!

4. VERIFIQUE OS DADOS DA LOJA

No site da loja, verifique os dados fornecidos tradicionalmente e no caso das farmácias os dados especiais:

  1. Endereço comercial físico;
  2. Telefones fixos da loja;
  3. CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas);
  4. Razão Social da loja;
  5. Farmacêutico Responsável;
  6. Autorização Especial ANVISA;
  7. Autorização de Funcionamento ANVISA;
  8. CMVS – Cadastro Municipal da Vigilância em Saúde emitido pela Prefeitura do Município.

A loja necessariamente deve fornecer essas informações no site!

5. LIGUE PARA O NÚMERO FORNECIDO PELA LOJA

Caso suspeite da idoneidade da loja online, ligue para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), cujo contato deve ser disponibilizado no site da loja e solicite os dados cadastrais da mesma.

6. CONFIRME OS DADOS FORNECIDOS PELA LOJA

Se quiser ter 100% de certeza que essas informações são verídicas, confira os dados da empresa nos sites de órgãos públicos:

Para confirmar situação de registro da empresa por meio do CNPJ acesse: http://www.receita.fazenda.gov.br/

Atenção para a situação da empresa: se estiver como “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra!

Para checar se há reclamações contra o site que você pretende comprar, acesse o Procon de seu Estado. Acesso para o Procon-SP: https://www.procon.sp.gov.br/

E para verificar se há denúncias relativas à empresa , acesse o site da Junta Comercial do Estado. Este é o endereço para a de São Paulo (Jucesp): http://www.institucional.jucesp.sp.gov.br/

Leia a Política de Privacidade da empresa e fique atento aos seus direitos enquanto consumidor: as formas de pagamento disponíveis, prazo de entrega e a política de troca e devolução de produtos.

8 -PREFIRA EMPRESAS QUE ACEITEM PLATAFORMAS DE PAGAMENTO GARANTIDO

Prefira empresas que aceitem plataformas de pagamento garantido via Internet. Alguns exemplos são o PagSeguro, PayUMoip , PayPal, etc.

Além disso, procure não fazer pagamentos por boletos ou depósitos bancários e, atenção: nunca faça depósitos bancários em nome de pessoas físicas!

9 - SALVE TODOS OS PASSOS DA COMPRA

Ao salvar ou imprimir todos os passos da sua compra, incluindo e-mails de confirmação, você se previne de injustiças. Esses documentos arquivados funcionam como provas das ações que você realizou e assim, caso haja qualquer inconsistência referente ao serviço ou produto(s) entregue(s) pela loja, você tem como comprovar seus direitos e garantir que todas as exigências sejam cumpridas com justiça

10 - NÃO FAÇA COMPRAS EM COMPUTADORES DE TERCEIROS

Para realizar compras online ou acessar sua internet banking, recomendamos que não sejam usados computadores de terceiros ou com acesso público, como em bibliotecas ou lan houses. Você pode ter seus dados pessoais e bancários roubados e correr o risco de ser vítima de um estelionato. Fique atento!

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E de nada adianta investir em inovação, buscar soluções ou criar produtos que não atendam as necessidades do seu cliente. Muitas empresas erram por tentar inovar e ganhar destaque na mídia, mas o que deve ter valor para o nosso negócio são nossos clientes.Buscamos desenvolver uma solução ou um produto que seja inovador, que atraia a atenção de mais pessoas com o perfil do nosso cliente e faça diferença em suas vidas, conseguir alcançar o objetivo você que deseja.Por isso, focamos nos nossos clientes.

André Alves da Silva

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