Suplementos manipulados ou convencionais: conheça as diferenças

farmacêuticos receitam o uso de suplementos para complementar a nutrição ideal, por isso devemos ficar por dentro do que realmente são esses produtos. A seguir, você conhecerá quais são as diferenças entre os suplementos manipulados ou convencionais, e ficará por dentro de informações interessantes para apoiar na hora da escolha.

O que são suplementos manipulados

Eles também podem ser chamados de “fórmulas magistrais”, e consistem em suplementos preparados para suprir as necessidades de um determinado paciente. A sua produção é única e suas porções adequadas para um tratamento ou objetivo específico. Em contrapartida, os suplementos convencionais são produzidos com características predefinidas e porções padronizadas, que podem atender às necessidades de diferentes pessoas e objetivos variados. Normalmente, são recomendados para apoiar no bem-estar do dia a dia e impulsionar muitas pessoas a investir em uma melhor qualidade de vida.

Fabricação

A fabricação de suplementos manipulados requer atenção, por isso, o profissional que os prepararam deve atentar para as informações requeridas pelos prescritores solicitantes — é imprescindível respeitar as dosagens recomendadas e necessidades do paciente. Como suas fórmulas atendem diferentes objetivos, os suplementos convencionais são produzidos em fábricas de alto porte e grande demanda, já que suas informações são determinadas e suas porções podem ser preparadas de forma automatizada.

Preço

Se a sua dúvida sobre escolher suplementos manipulados ou convencionais é referente aos preços, vale ter conhecimento de que os manipulados podem ser encontrados com valores até 50% mais baratos que os convencionais. Esse benefício pode ser bastante conveniente, mas vale a pena destacar que seus preços são reduzidos, porém, a produção só é autorizada após apresentação do pedido do médico, nutricional ou através de uma consulta farmacêutica.

Prazos de validade

O tempo adequado de uso para suplementos manipulados é reduzido, se comparado aos convencionais. Para maior preservação das substâncias utilizadas, o prazo de validade é menor, por isso, pode-se requerer novas porções para dar continuidade a tratamentos de longa duração. Após o prazo de validade, os suplementos devem ser descartados, ou seja, se haver continuidade de tratamento, nem sempre é necessário retorno ao prescritor, para uma nova avaliação e emissão de um novo pedido com prazos de validades posteriores, pois alguns tratamentos são de uso contínuo, Os suplementos manipulados não contam com os conservantes utilizados na produção dos convencionais, o que preserva a qualidade das substâncias escolhidas para sua composição, já que não há aditivos e estabilizantes.

Combinação

Um dos principais benefícios de investir em um suplemento manipulado é que ele pode ser produzido combinando a diferentes substâncias ou nutrientes — sendo assim, um destaque como um mais completo. Vale lembrar que, escolhendo suplementos manipulados ou convencionais, você adquirirá apenas reforços para sua suplementação alimentar.

Pronta entrega

O suplemento convencional pode ser entregue no ato da compra, enquanto o manipulado deve ser retirado apenas com prazo determinado, já que sua produção ocorre de acordo com as especificações requeridas. Se você deseja voltar para casa com seu suplemento, saiba que, no caso de manipulados, a probabilidade disso ocorrer é baixíssima, já que para chegar ao resultado final são necessárias diversas etapas.

Confiança

Independentemente se você escolher os manipulados ou convencionais, é fundamental ter confiança no estabelecimento que fará a compra. Seu suplemento deverá cumprir diversos requisitos de qualidade, com etapas seguras e que garantam a composição ideal. Fuja das farmácias que vendem manipulados prontos, como os convencionais, por não estarem respeitando a legislação vigente. No caso de farmácias, tente optar por aquelas de maiores referências, reputação alta e estejam legalmente aprovadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e no CRF (Conselho Regional de Farmácia).

Avaliação

Independentemente se a preferência é por suplementos manipulados ou convencionais, o ideal é que essa escolha seja feita após uma avaliação de um profissional habilitado, pois apenas o profissional de saúde será capaz de identificar quais as reais necessidades de cada um. A avaliação é indispensável, não só para a escolha dos suplementos, mas também para continuar obtendo os resultados esperados durante todo o acompanhamento. E lembre-se: não tome por conta própria, antes de qualquer decisão, busque orientação. Neste texto, você viu a diferença entre os suplementos manipulados e convencionais. Se você é iniciante em suplementação e quer saber mais sobre esse assunto, confira algumas dúvidas comuns e não cometa erros.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.