Ela está em todos os lugares: nas ruas, como meio de transporte ou lazer; nas academias, como atividade cardiovascular ou nas trilhas que desbravam a natureza. Mas os benefícios de andar de bicicleta não se resumem à mobilidade urbana. Acredite: ela pode melhorar muito a sua qualidade de vida.
Que tal conhecer outras 5 vantagens que a prática dessa atividade pode trazer para melhorar sua saúde e bem-estar? Confira nossa lista!
1. É perfeita para começar a praticar atividade física
Andar de bicicleta é o exercício ideal para incluir hábitos saudáveis em sua rotina, especialmente se você estiver acima do peso.
Diferentemente de atividades como a caminhada ou a corrida, o ciclismo apresenta um baixo risco de impacto. Como você vai estar sentado, suas articulações e membros inferiores não sofrem sobrecarga. Isso evita o risco de lesões ósseas, como a artrite e a osteoporose.
2. Melhora o sistema cardiovascular
Ao pedalar, você aumenta o seu ritmo cardíaco e diminui a pressão arterial. Se não perder o foco e seguir com uma rotina regular de pedaladas, seu sistema cardiovascular será fortalecido, reduzindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL).
O movimento da pernas também ajuda os vasos sanguíneos a conservarem sua flexibilidade, diminuindo o risco de entupimento das artérias. Para aproveitar esses benefícios, a sugestão é que você siga um treinamento intercalando diferentes velocidades.
Comece em um ritmo mais suave e varie as intensidades maiores entre 3 e 4 minutos com pedaladas moderadas a cada 10 minutos.
Na dúvida, use sua respiração como referência. Pedale em ritmo intenso até começar a ficar um pouco ofegante e diminua-o até se sentir confortável. Quando voltar a respirar sem esforço, acelere novamente.
3.Tonifica o tronco
Muito se fala dos benefícios de andar de bicicleta para o os músculos das pernas, mas a atividade também ajuda muito a fortalecer o tronco. Adotando uma postura correta ao pedalar (com o tronco ligeiramente inclinado para frente), você cria uma tensão na musculatura dessa região. Isso ajuda não só na estabilidade, mas também no fortalecimento do torso.
Por isso, andar de bicicleta é indicado para pessoas com dores nas costas causadas pelo sedentarismo. Os movimentos ritmados das pernas e do quadril estimulam os músculos da região lombar, prevenindo o surgimento de hérnias de disco. Complemente o treino com alguns abdominais, flexionando e estendendo as pernas, e obtenha resultados ainda melhores.
4. Promove o controle glicêmico
A falta de uma prática regular de atividade física é uma das principais causas da diabetes tipo 2. A boa notícia é que pedalar mantém os níveis de açúcar estabilizados. Com o índice glicêmico sob controle, você pode mandar esse risco para longe.
5.Diminui o estresse
Você pode pedalar pela cidade, utilizando a bicicleta também como meio de transporte, ou na academia. Ao final, os benefícios serão os mesmos para o cérebro, pois há um estímulo da liberação de serotonina e endorfina, hormônios responsáveis pela felicidade e bem-estar.
A prática do exercício pelo menos 3 vezes na semana, entre 30 e 60 minutos por dia, pode inclusive reduzir os riscos de depressão. Se for pedalar na rua, procure por locais planos e arborizados para admirar a paisagem. Na academia, prepare aquela playlist especial com suas músicas preferidas. São medidas simples que incrementam ainda mais os efeitos do exercício.
Atenção: apesar de não haver nenhuma restrição quanto à idade ou peso para andar de bicicleta, procure um profissional de educação física, fisioterapeuta ou ortopedista para uma avaliação médica antes de iniciar o exercício.
Claro que os benefícios de andar de bicicleta não terminam por aqui. Assim que você começar o exercício, vai conhecer outras vantagens dessa atividade. Para mais dicas sobre saúde e bem-estar, siga a gente no Facebook, Twitter e Instagram!
Visitor Rating: 5 Stars
Atenção FriendBikers e os que ainda não são adeptos da pedalada! Que tal usarmos as magrelas tb para perder aquela barriguinha?!
Se liga nesse artigo então!
Parabéns Orion por mais um golaço!