Como reduzir o estresse? Aprenda em 6 simples passos

Atualmente, o estresse tem se tornado cada vez mais comum entre milhões de brasileiros. A correria do dia a dia, poucas horas de sono e má alimentação são apenas alguns dos fatores que o desencadeia.
Quando é constante, ele pode trazer diversas complicações que comprometem não somente a qualidade de vida do indivíduo, mas também doenças ainda mais graves.
Você sabe como reduzir o estresse? Aprenda em 6 simples passos!

Passo 1: Respire fundo

Para reduzir o estresse, o primeiro passo é respirar fundo. Apesar de parecer simples, muitas pessoas deixam de fazer isso e, consequentemente, não conseguem controlar os sintomas desse distúrbio.
Como a respiração está diretamente relacionada às emoções, o ideal é que ela seja controlada. Por isso, sempre que estiver em uma situação de desconforto ou euforia, pare o que estiver fazendo e inspire e expire lentamente.

Passo 2: Relaxe a musculatura do corpo

Aliada à respiração, soltar a musculatura também proporciona o alívio do estresse. Nesse caso, inicie o processo com a respiração profunda para eliminar o máximo de tensão possível. Em seguida, contraia os músculos dos pés por 10 segundos e depois relaxe. Faça isso de forma progressiva, começando pelos pés até a região do rosto.

Passo 3: Faça exercícios físicos

Os exercícios físicos são recomendações médicas para todas as idades. A prática, além de atuar no combate de vários problemas de saúde como a obesidade e hipertensão, também funciona para reduzir o estresse, já que muitas dessas atividades trabalham o foco, concentração e relaxamento do corpo.
Durante a prática do exercício, o corpo produz uma substância natural que ajuda na ansiedade e no mal estar, fazendo com que o praticante se sinta bem.

Passo 4: Medite

Você sabia que cinco minutos de meditação já são suficientes para aliviar o estresse? Ela é uma ótima alternativa para deixar o corpo e a alma em equilíbrio e, consequentemente, mais leves.
Além de aliviar a tensão, a meditação também trabalha a memória, combate a depressão, protege o corpo de doenças e reequilibra as emoções.
Garanta ao menos uma pausa no seu dia a dia para realizar essa prática tão benéfica ao corpo.

Passo 5: Dedique-se a trabalhos manuais

Ao trabalhar as áreas do nosso cérebro responsáveis pela criatividade, estamos focando também em algo construtivo. Dessa forma, a mente fica livre de pensamentos nocivos e, por isso, reduz o estresse e também a ansiedade.
Portanto, descubra alguma atividade que tenha prazer em fazer, como, por exemplo, pintar, escrever, desenhar, fotografar, customizar roupas, entre outras opções. Tente explorar os seus talentos naturais para reduzir o estresse no dia a dia.

Passo 6: Alimente-se bem

Para reduzir o estresse, uma boa dieta é fundamental. Para lidar com os efeitos colaterais e emocionais da sensação de euforia e inquietação, o corpo precisa estar bem nutrido.
Quando a pessoa está estressada, o corpo perde nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo e, nesse caso, o ideal é ter uma dieta equilibrada e composta por carboidratos complexos, proteína magra e opções que são também fontes de energia.
É importante frisar que cada pessoa possui um nível ideal de estresse que promove total satisfação em diversas situações. Entretanto, abaixo desse nível surge a desmotivação, frustração, irritabilidade e incapacidade. Acima desse nível, aparece a tensão desagradável. Por isso, reduzir os estresse com as 6 dicas que citamos acima é fundamental para manter a qualidade de vida de cada pessoa.
Essas dicas foram úteis para você? Então compartilhe o post em suas redes sociais para que mais pessoas também aprendam como reduzir o estresse em simples passos![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.