Dores no corpo? Saiba como reduzi-los com exercícios físicos

vencer de vez o sedentarismo é um dos grandes desafios do tempo atual. Alguns benefícios de praticar exercícios são muito conhecidos. Você já deve saber, por exemplo, que eles trazem mais qualidade de vida e previnem problemas de saúde. Mas você sabia que exercícios físicos são ótimos não só para prevenção, mas também para o tratamento de doenças e a redução de dores no corpo? Isso mesmo! Quem sente dores não deve ficar parado, muito pelo contrário! Ao fazer uma atividade física, você fortalece seus ossos, músculos e as articulações, impedindo maiores desgastes no corpo e interrompendo o ciclo da dor. Aqui vamos mostrar os melhores exercícios e esportes para reduzir dores. Vamos lá!

O pilates traz muitos benefícios para a postura

Não é à toa que ele é o exercício queridinho há algum tempo. Sua combinação de alongamento e fortalecimento muscular é perfeita para melhorar a postura e eliminar dores. Muitas dores vêm da tensão muscular e da má postura. No pilates, você aprenderá a preparar o músculo e manter a postura mais adequada para redução de dores no corpo. No alongamento, a tensão muscular é eliminada. Nos exercícios de força, o músculo é preparado para sua função de sustentação do corpo. O pilates é ideal para eliminar dores na coluna e no pescoço e tensões musculares pelo corpo todo.

A musculação trabalha no fortalecimento muscular

musculação é bastante reconhecida por seus fins estéticos. Mas o seu potencial não acaba aí! Ela atua no aumento da força e da resistência do músculo. Músculos mais fortes estão mais preparados para sustentar o corpo sem gerar tensão e dores. A musculação pode ser muito útil principalmente no trabalho com os músculos do abdome e das costas, que sustentam a coluna.

Exercícios na água ajudam a aliviar problemas

Para quem sofre de muitas dores, atividades físicas praticadas na piscina podem ser a melhor opção. Isso porque dentro d’água os movimentos são menos estressantes para as articulações, já que o peso e a força da gravidade são menores do que nos exercícios tradicionais, causando muito menos impacto. Na água você tem mais segurança para realizar os movimentos sem sentir dor e pode ter maior controle do corpo, fazendo o exercício mais lentamente. Na natação, o corpo é alongado e há o fortalecimento dos membros superiores e inferiores. A hidroginástica atua no aumento da flexibilidade das articulações e na tonificação dos músculos. Ambos os exercícios são ótimos para eliminar dores.

Esportes coletivos também atuam na redução de dores no corpo

Você costumava ser atleta nos seus tempos de escola? Gostava de jogar vôlei, basquete e futebol? Há pessoas que não se adaptam a exercícios solitários como musculação, mas têm prazer em praticar esportes coletivos. Se você é uma delas, boa notícia: esses esportes, além de aliviarem o estresse, também ajudam a diminuir dores no corpo. A prática de esportes coletivos envolve alongamentos dos músculos, alívio da tensão e fortalecimento de articulações e músculos. Estas e outras atividades físicas podem efetivamente ajudá-lo na redução de dores no corpo. Procure um educador físico para orientar sobre as atividades que você pode realizar. Além de todos os outros benefícios que a prática de exercício oferece, ele, com certeza, fará você levantar da cadeira e se movimentar para acabar de uma vez por todas com as dores. E então? Se convenceu dos benefícios do exercício físico para ter uma vida longa e saudável? Deixe aqui seu comentário sobre o artigo!

Este post tem um comentário

  1. Anônimo

    Visitor Rating: 3 Stars

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.