Você sabe o que é gordura subcutânea? Saiba como eliminá-la de vez!

Grande parte dos frequentadores de academia e praticantes de outras atividades físicas têm um objetivo principal: acabar com a gordura subcutânea. Ela incomoda muito porque pode ser vista a olho nu. São os famosos e indesejados “pneuzinhos” que tanto queremos eliminar.
gordura subcutanea
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A acumulação de gordura subcutânea pode se dar por diversos fatores. Dentre eles, podemos citar condições genéticas desfavoráveis, falta de exercício físico e alimentação rica em calorias. A boa notícia é que esse tipo de gordura pode ser perdido, mas depende de muito esforço, determinação e mudanças de hábitos.

Quer saber como eliminar a gordura subcutânea e conhecer outros aspectos desse componente corporal? Então continue a leitura que explicaremos tudo!

Diferença entre gordura subcutânea e gordura visceral

gordura subcutânea
A gordura visceral é aquela que fica localizada por trás da parede abdominal e dos órgãos que a rodeiam. Esse tipo de gordura pode ser extremamente prejudicial à saúde, com risco de aumentar a inflamação nos órgãos. Ela também é desencadeadora de doenças como diabetes e hipertensão.

A gordura subcutânea, por sua vez, é aquela que se localiza logo abaixo da parte externa da pele. Se você tem muita, por exemplo, não será capaz de ver os músculos do seu abdômen. É menos prejudicial que a visceral, mas também deve ser subtraída do nosso organismo.

Dicas para eliminar a gordura subcutânea

Vamos conhecer algumas formas de potencializar essa perda! Anote todas e aproveite para colocá-las em prática.

1- Pratique exercícios físicos de alta intensidade

gordura subcutânea
A prática de exercícios físicos aeróbicos sempre foi uma das mais efetivas na tarefa de reduzir a gordura subcutânea no corpo. Ela promove a aceleração do metabolismo e a eliminação de calorias consumidas, consequentemente, perda de gordura. Pratique exercícios de alta intensidade, como os hiits, que por serem intensos potencializam a perda de gordura em menor tempo.

2- Corte calorias à noite

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No período noturno, o nosso metabolismo está menos acelerado, pois é a hora em que o corpo está se preparando para o repouso. Por isso, as calorias consumidas serão mais facilmente armazenadas e transformadas em gordura, porque não haverá gasto calórico.

O ideal é que haja distribuição das calorias consumidas ao longo do dia, deixando a noite com ingestão menor delas. Não se esqueça de sempre consultar um nutricionista para que ele elabore uma dieta de acordo com as peculiaridades do seu organismo.

3- Consuma muitas fibras

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As fibras são famosas por promoverem o bom funcionamento do intestino. No entanto, seus benefícios vão muito além disso. Elas ainda previnem doenças e ajudam no emagrecimento. Após seu consumo, passam pelo intestino e corrente sanguínea e acabam levando embora gorduras e toxinas, promovendo a sensação de saciedade por mais tempo. Esse último fator traz como consequência o menor consumo de calorias.

4- Beba bastante água

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Grande parte do nosso corpo é composta por água. Ela, então, é um componente indispensável para nossa sobrevivência. A água também é nossa companheira na perda de gordura subcutânea, pois faz com que o corpo utilize os rins e não o fígado para eliminar resíduos. Se o fígado não tem esse foco, passa a transformar gordura em energia, promovendo sua eliminação.

Portanto, podemos verificar que a perda de gordura subcutânea é uma questão não só de estética, mas também de saúde para nosso organismo. Ela, juntamente à visceral, pode trazer prejuízos à saúde.

É fundamental mudar hábitos alimentares, manter a prática de exercícios físicos de forma regular e lançar mão das dicas que apresentamos. Assim, você reduzirá seu percentual de gordura subcutânea e será uma pessoa mais feliz e saudável.

Gostou de saber algumas técnicas de eliminação de gordura subcutânea? Então deixe seu comentário neste post e compartilhe com outros leitores as suas experiências.

9 respostas

  1. Muito interessante as dicas. Porém faço exercícios regulares 5 x por semana,( musculação e aeróbica) uma alimentação saudável (frutas, legumes e verduras, ( proteínas ; carnes magras e brancas, peixe, ovo, queijo branco; carboidratos ,evito o bastante assim como doces em geral ) e mesmo assim meu percentual de gordura está muito alto assim como meu IMC= 35.9 e peso 83.5 kgf

    1. Olá Enoque!

      Você realmente tem uma rotina saudável! Parabéns!
      Você está no caminho e tem objetivo claro. Acrescento que o mais difícil é o fator genético. Nossos traços ancestrais determinam nossa forma física e de certa maneira buscamos corrigir isto.
      Alto, baixo, magro ou com excesso de peso lutamos para ficar num padrão estético aceitável. Faça um acompanhamento médico para medir seus exames rotineiramente e siga pacientemente, no mínimo você já leva uma vida saudável e isto é pré-requisito da longevidade!
      Feliz Ano Novo!

      Forte abraço!

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