O que é treino de hiit e como ele ajuda a emagrecer?

emagrecimento rápido e com saúde? Nós explicamos tudo para você a seguir. Confira!

O que é treino de hiit?

Hiit é a sigla em inglês para high intensity interval training  em português, treino intervalado de alta intensidade. Como o nome indica, consiste na realização de exercícios em alta intensidade alternados com pequenos intervalos de descanso. E esse é o grande diferencial do hiit em relação a outros tipos de treinamento. Ao realizar um treino focado no aumento de intensidade dos exercícios, o hiit otimiza o processo de queima de gordura sem quese precise aumentar o tempo de prática das atividades. O treino mantém o metabolismo acelerado por até 48 horas após os exercícios, garantindo uma queima de gordura pós-treino bem maior, se comparada a outros treinamentos voltados para o emagrecimento. Entre os seus benefícios, estão:
  • melhora da capacidade cardiovascular;
  • fortalecimento e definição dos músculos;
  • maior sensibilidade do organismo à insulina;
  • aumento dos níveis de hormônios.
E a boa notícia é que você pode conquistar tudo isso sem precisar sair de casa! Os treinos são totalmente adaptáveis à sua rotina, e podem ser realizados a qualquer hora e em qualquer lugar, com ou sem o uso de equipamentos.

Quais são suas contraindicações?

Devido à alta intensidade, o treino de hiit é contraindicado para pessoas que tenham algum problema cardíaco. Mas, mesmo que você não tenha maiores restrições, é importante contar com a ajuda e orientação de um cardiologista e um professor de educação física.

Como praticar o treino de hiit?

O ideal é começar sempre com um aquecimento de 5 minutos. Em seguida, realizar um exercício de alta intensidade por um curto período de tempo, intercalando com outro exercício de baixa intensidade (o chamado descanso ativo). Você pode começar fazendo de 1 a 2 minutos de corrida e intercalar com 2 ou 3 minutos de caminhada, por exemplo. Então, repita a rodada até completar 15 minutos de treino. Essa proporção pode ser usada, inclusive, para outros exercícios aeróbicos, como ciclismo, natação e até polichinelos. Mas, atenção: como é de alta intensidade e exige muito esforço do seu corpo, o treino de hiit não deve ser praticado todos os dias. Para evitar o overtraining ou lesões, a recomendação é de que ele seja praticado 3 vezes ao longo da semana, preferencialmente com intervalos entre um treino e outro. Você também pode adotar algum dos seus famosos protocolos de treino: modelos desenvolvidos por especialistas para um melhor aproveitamento da prática. Os mais conhecidos são os protocolos Tabata, Timmons e Gibala.

Protocolo Tabata

O método Tabata foi desenvolvido pelo médico Izumi Tabata durante o seu trabalho como treinador da equipe japonesa de patinação no gelo. O protocolo é simples: após o aquecimento, são realizadas 8 sessões, cada uma delas consistindo em 20 segundos de exercício em intensidade máxima seguidos por 10 segundos de descanso.

Protocolo Timmons

O inventor desse método é o pesquisador Jammes Timmons. Nele, você realiza um aquecimento breve e um total de 3 séries, sendo 20 segundos de exercícios de alta intensidade e 2 minutos de intervalo.

Protocolo Gibala

Desenvolvido pelo professor Marin Gibala, esse é o método mais indicado para iniciantes, pois tem um tempo de descanso maior que os métodos anteriores. Os aquecimentos têm entre 3 e 5 minutos, e você deve realizar de 8 a 12 ciclos de exercícios, sendo 60 segundos em alta intensidade seguidos por um descanso de 75 segundos.

Como potencializar os benefícios do hiit?

Por fim, para que você obtenha os melhores resultados com o treino de hiit é importante cuidar da alimentação e fazer uso de uma suplementação. Opte por suplementos voltados para o aumento da massa muscular, reposição de energia e recuperação de lesões musculares, como o whey protein, a creatina e o bcaa. Então, gostou do post? Agora que sabe o que é o treino de hiit, está animado com os seus benefícios e praticidade? Deixe-nos o seu comentário!

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