Palatinose: conheça os benefícios dessa nova fonte de energia

Os carboidratos simples vêm deixando cada vez mais de integrar as dietas de pessoas que buscam mais saúde, qualidade de vida e a prática regular de atividades físicas. Eles são substituídos, sobretudo, pela palatinose, fonte funcional de energia e que também pode ser uma grande aliada para perder peso de forma equilibrada.
E você, o que já sabe sobre a palatinose? Entende como ela atua no organismo? Continue a leitura do post e tire as suas dúvidas sobre o tema!

O que é palatinose?

A palatinose, também conhecida como isomaltulose, é um carboidrato formado por glicose e frutose. Trata-se de um alimento funcional, com propriedades eficientes e boas à saúde. Como é desenvolvida com base na sacarose, fonte completamente natural, pode ser encontrada em produtos como extrato de cana-de-açúcar e mel.
Os principais diferenciais da palatinose é que ela tem baixo índice glicêmico, totalmente digerível e liberada lentamente na corrente sanguínea. Isso significa que o fornecimento de energia em forma de glicose é mais equilibrado e dura por mais tempo, não acarretando picos de insulina no organismo.
É interessante destacar que o aumento repentino de glicose no sangue, causado por outros tipos de carboidratos, pode ter consequências negativas à saúde e ao bem-estar. Entre elas, estão as alterações de humor, cansaço ou sensação de fome mesmo após uma refeição.

Para que serve?

Para quem pratica atividades físicas, os carboidratos são a melhor forma de energia para o organismo, abastecendo o corpo com o combustível adequado, preservando os músculos de cumprirem esse papel e, assim, prevenindo a queima de massa magra.
Muitas pessoas têm medo do consumo de açúcares ou carboidratos quando fazem exercícios físicos, mas a verdade é que eles são essenciais para aguentar os treinos. Para atletas, especialmente de esportes de longa duração, se faz ainda mais necessário o armazenamento de energia por um longo período.
Ao não produzir picos de glicose no organismo, deixando os níveis de insulina moderados, a palatinose faz com que o corpo consiga manter os estoques de energia (glicogênio) muscular por mais tempo. Isso permite que ele oxide mais gordura e possa ser exercitado de forma contínua.
É justamente por esse motivo que a palatinose é amplamente recomendada para os atletas. Além de retardar a fadiga, ajuda também a reduzir a fome. Inclusive, o consumo desse carboidrato traz benefícios para quem deseja perder peso com saúde, aumentando a saciedade e diminuindo a necessidade de ingerir açúcar.

Quando e como devo usar?

Por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico e alta digestibilidade, a palatinose é bem-aceita em casos de perda de peso e de ganho de massa magra, podendo ser empregada em várias ocasiões e momentos diferentes. Para isso, é necessário analisar cada perfil, o que reforça a necessidade de consultar um bom profissional.
Lembre-se também de que o excesso e a utilização sem orientação prévia de um profissional podem causar efeitos contrários, como o ganho de peso. A palatinose é, afinal, uma fonte de carboidrato e, por isso, é preciso tomar cuidado.
De forma geral, ela pode ser utilizada em forma de suplemento alimentar ou em alimentos e bebidas que compõem planos alimentares de baixo índice glicêmico. Contudo, a suplementação é o recurso mais recomendado por nutricionistas esportivos para atletas que buscam maior desempenho ou até mesmo em casos de déficit de algum nutriente.
Para quem utiliza o suplemento de palatinose com o intuito de melhorar a performance em treinos de longa duração — como corrida, natação etc —, é possível fazer o consumo durante e após as atividades para repor as energias. Não há um horário específico para ingerir esse açúcar. A dose, por sua vez, deve ser ajustada conforme a orientação de um especialista.

Quais são os benefícios?

Um dos principais benefícios é trazer um nível de glicose constante para o sangue durante um grande período. Isso evita que os músculos entrem em fadiga rapidamente, fornecendo energia para as atividades físicas por mais tempo, já que o corpo vai demorar menos para transformar a gordura em açúcar e jogar na corrente sanguínea para alimentar os seus músculos.
Além disso, ao contrário dos carboidratos de rápida absorção, ela estimula o corpo a queimar caloria ao mesmo tempo que impede a ausência de glicose no sangue enquanto o organismo faz o processo de quebra da gordura.
Por fim, há também outro fator que, embora não apresente ligação com a perda de peso ou com a prática de exercícios, torna vantajoso o consumo da palatinose. Como esse carboidrato não consegue ser consumido pelas bactérias presentes na boca, ao contrário de outros tipos de açúcares, ele serve como uma proteção extra para os dentes, não provocando cáries.

Onde comprar?

Para garantir resultados adequados, o mais indicado é comprar a versão manipulada da palatinose em uma farmácia idônea, como a ÓrionLab. Isso assegura tanto a qualidade do produto quanto a sua eficácia.
A manipulação feita em farmácias especializadas apresenta diversas vantagens. Ela contribui para que não ocorra a prática da automedicação, na qual os pacientes compram e utilizam produtos sem a prescrição ou indicação de um profissional habilitado.
Há também o fato de que a manipulação faz toda a diferença quanto à saúde e tratamento do paciente. Optando por uma farmácia confiável como a ÓrionLab, existe maior comunicação entre os profissionais prescritores e o farmacêutico, que costumam manter contato frequente. É o processo conhecido como tríade da saúde: a interação entre paciente, prescritor e farmacêutico.
Além disso, é interessante citar que os produtos manipulados costumam ser mais vantajosos ao bolso do consumidor. A palatinose em si já é acessível com relação a valores, no entanto, cabe a um bom profissional avaliar cada caso para proporcionar melhor custo-benefício ao paciente.
Como foi possível perceber, a palatinose, além de funcional, é uma excelente fonte de energia. Para garantir os melhores resultados em seus objetivos, é importante associar a suplementação com uma alimentação balanceada e, a depender do caso, a uma fonte de proteína de alto valor biológico (whey protein).
Gostou de saber mais sobre a palatinose e seus benefícios quando é consumida de forma manipulada? Caso tenha restado alguma dúvida sobre o tema, entre em contato conosco. Estamos prontos para conversar com você!

Este post tem 2 comentários

  1. Palatinose é um ótimo suplemento, eu uso pré prova, qdo vou correr muito cedo e não consigo comer.
    Super me ajuda!
    Recomendo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.