Qual a importância dos alimentos ricos em proteína?

mesa exposta com alimentos ricos em proteína como avocado, abacate, salmão, leite e ovos

Você conhece os alimentos ricos em proteína? Não é segredo algum que a alimentação saudável e equilibrada pode ser a chave para o bem-estar, longevidade e bom funcionamento do corpo humano.

Nesse sentido, é preciso ter a certeza de que, em nossas refeições diárias, estamos consumindo a quantidade adequada de todas aquelas vitaminas e demais nutrientes necessários — inclusive a proteína.

Por falar em proteína, o que você sabe sobre ela? Conhece a importância dos alimentos ricos nessa substância? É sobre isso que falaremos no post de hoje. Confira!

A proteína

A proteína é um nutriente de grande importância, uma vez que é ela a responsável pela função estrutural do corpo humano — por sintetizar células de diferentes tecidos — e é formada por estruturas menores, as quais chamamos de aminoácidos.

Entre as suas principais funções, é possível citar a construção de músculos, a produção de anticorpos — usados pelo organismo para combater agentes agressores —, a formação de hormônios necessários para o funcionamento de vários órgãos, o fornecimento de energia para o corpo e o transporte de substâncias importantes como a glicose e aminoácidos por meio das membranas celulares.

Importância da proteína para o corpo

Além das funções essenciais que mencionamos acima, a importância da proteína não para por aí. Uma alimentação rica em proteínas pode ajudar a prevenir picos de glicose no sangue — e, consequentemente, diabetes tipo 2 — e equilibrar os níveis de energia, apetite e humor.

As proteínas também são responsáveis pela formação do colágeno, substância que dá firmeza à pele e previne rugas e marcas de expressão. A queratina, principal componente dos cabelos, é também uma proteína, portanto, quem deseja ter fios saudáveis precisa sempre consumir esse nutriente.

Outra função bastante importante sobre a proteína está relacionada à cicatrização de feridas e cortes. Isso porque elas são a base principal da formação de tecidos novos e formam também partes essenciais do corpo como tecido conjuntivo, vasos sanguíneos, células e pele.

Além disso, não poderia ficar de fora o seu papel em manter a saúde das articulações, já que ela ajuda a prevenir lesões durante a prática de atividades físicas que exigem esforços do nosso corpo.

Por fim, separamos abaixo os principais sinais de que um corpo não está recebendo a devida quantidade de proteína:

  • metabolismo lento;
  • dificuldade para perder peso;
  • fadiga;
  • dificuldades de aprendizado e concentração;
  • mudanças de humor;
  • problemas na construção de massa muscular;
  • alterações nos níveis de açúcar no sangue;
  • baixa imunidade;
  • cicatrização lenta;
  • dor muscular, articular e óssea.

Alimentos ricos em proteína

Agora que você já conhece a importância da proteína para o bom funcionamento do organismo, veja onde encontrá-la.

Carnes, peixes e aves

Nessa categoria, é possível encontrar proteína em alimentos como peito de frango, peito de peru, salmão, sardinha, atum, tilápia, camarão, filé mignon, lagarto, patinho, maminha, músculo e ovos.

Leite e derivados

Já na categoria de leites e derivados, é possível encontrar a proteína no próprio leite – seja ele integral ou desnatado, em queijos e também nos iogurtes naturais.

Grãos e vegetais

A proteína pode ser encontrada em grãos e vegetais como o grão-de-bico, a soja, tofu, lentilhas, na quinoa, em nozes, no amendoim, em amêndoas, no feijão, além do brócolis e ervilhas.

Como você pode perceber, os alimentos ricos em proteína podem ser encontrados facilmente e em diversas categorias. Opções não faltam para você incluí-la em sua dieta.

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