Entenda a importância das vitaminas e minerais para a saúde

alimentos para aprimorar as suas refeições!

Como funcionam as vitaminas e minerais?

Para deixar este post mais didático, explicamos a seguir como se dá a ação de algumas dessas substâncias no corpo humano.

Vitamina B1

A B1, cujo nome químico é tiamina, faz parte do conjunto de vitaminas do complexo B, que são hidrossolúveis e não são produzidas pelo corpo humano em quantidades suficientes. Especificamente, a B1 é responsável por regular os gastos de energia, auxiliar o metabolismo dos carboidratos e estimular o apetite. Além disso, desempenha um papel importante para a pele, unhas, cabelo e fígado.

Vitamina B2

Outra vitamina do complexo B, a B2, também conhecida como riboflavina, é fundamental para o nosso corpo, já que ajuda a estimular a produção de sangue e a manter o metabolismo em pleno funcionamento. É também benéfica para a pele, unhas e cabelos, garantindo uma aparência com aspecto mais saudável e jovial.

Biotina

A biotina, ou vitamina B7, é mais uma das pertencentes ao complexo B. Sua principal função está relacionada ao bom funcionamento das células do nosso corpo — isso porque metaboliza os carboidratos, proteínas e gordura, gerando energia e produzindo ácidos que ajudam a deixar os cabelos, unhas e pele saudáveis, sendo mais uma aliada estética. Além disso, a biotina atua no sistema nervoso como calmante e sua carência pode causar problemas, como alterações nos sentidos de visão e audição.

Sódio

O sódio é um mineral geralmente encontrado na natureza junto com o cloreto (cloreto de sódio, famoso sal de cozinha). É verdade que se trata de um componente muito criticado — e isso não acontece à toa! Afinal, quando consumido em excesso, ele pode prejudicar o coração, os rins e os ossos. Contudo, quando utilizado na medida certa é um ótimo aliado para várias funções do nosso corpo. Os músculos, por exemplo, são especialmente beneficiados, pois o sódio participa ativamente do processo de contrações musculares — a falta desse mineral pode até levar a quadros de fraqueza muscular. Portanto, quando falamos no consumo dessa substância, o equilíbrio deve ser a palavra-chave.

Ferro

O ferro é um mineral fundamental para a saúde, porque ajuda no transporte de oxigênio por todo o corpo. Para se ter uma ideia, a falta desse nutriente pode causar inúmeros sintomas, como ansiedade, estresse, dor de cabeça, queda de cabelo, entre outros problemas. Entretanto, assim como o sódio, se consumido em excesso, também pode fazer mal ao organismo, aumentando o risco de ataques cardíacos, diabetes e até câncer. O segredo é identificar a quantidade necessária e respeitá-la, sem exagerar.

Zinco

O zinco tem atuação importante no sistema imunológico, tanto para a síntese de células imunológicas como também para defesa contra bactérias, fungos e vírus. Para o sistema nervoso, o zinco também é um mineral benéfico, sendo excelente para o aprendizado e memória. Ele, inclusive, combate doenças graves como o Mal de Alzheimer.

Quais alimentos são ricos em minerais e vitaminas?

Confira, a seguir, dicas de alimentos que têm quantidades significativas desses nutrientes.

Nozes e outras oleaginosas

Nozes, amêndoas, avelãs e castanhas são excelentes fontes dos minerais mais importantes para o corpo humano. Para se ter ideia, elas oferecem boas quantidades de:
  • cálcio;
  • cobre;
  • ferro;
  • fósforo;
  • magnésio;
  • selênio;
  • zinco.
Como se não bastasse, elas são ótimas opções para um lanche saudável ao longo do dia e para espantar aquela fome fora de hora. Porém, se você deseja emagrecer, evite consumi-las em grandes porções, já que são consideravelmente calóricas.

Peixes

Peixes são fontes ricas em proteínas e em ômega 3. Por isso, são alimentos indispensáveis para quem deseja criar uma rotina saudável de verdade. Salmão e atum, em especial, são indicados para pessoas que desejam ingerir doses maiores dessas substâncias. Em resumo, eles:
  • ajudam a construir massa magra;
  • prolongam a sensação de saciedade;
  • protegem a saúde dos ossos;
  • diminuem o risco de ataques cardíacos;
  • equilibram os níveis de açúcar no sangue.

Abacate

O abacate é uma fruta gastronomicamente versátil. Afinal, é possível comê-lo em preparos doces, salgados ou agridoces. Não por acaso, ele pode fazer com que suas refeições saiam da mesmice e tem gorduras benéficas, que auxiliam no controle do bom colesterol e mantêm os níveis dos triglicerídeos. Também ajuda no combate a complicações cardíacas e prevenção da obesidade. E como se não bastasse tudo isso, seu consumo regular e equilibrado facilita a absorção de outros nutrientes, já que a quantidade de fibras desse alimento é essencial para o processo digestivo.

Aveia

A aveia é um sucesso em muitas dietas, pois tem uma concentração razoável de vitamina B2, que ajuda na manutenção da saúde da pele e do cabelo. Também oferece uma boa porção de fibras, ferro e carboidratos. Desse modo, é recomendável ingeri-la como acompanhamento para iogurtes e/ou frutas em geral. Com ótimo custo-benefício, ela serve de base para massas de biscoitos e pães e possível consumi-la na forma de farinha, farelo ou flocos.

Fígado

O fígado é um daqueles alimentos que são odiados por uns e idolatrados por outros. Absolutamente rico em vitaminas e minerais, ele tem níveis relativamente altos de gorduras saturadas. Apesar disso, é frequentemente indicado como opção para deixar a alimentação mais saudável. Para se ter ideia de suas potencialidades, é possível obter 50% da nossa necessidade diária de proteínas em apenas 100g de fígado. Também apresenta bons níveis das vitaminas A, B12, B5, B6 e C. Como mencionamos, essas substâncias, em sua maioria, não são produzidas pelo nosso corpo, fazendo-se necessária a ingestão desses nutrientes por meio de uma alimentação balanceada. Porém, nem sempre é possível consumir tudo o que o nosso corpo precisa, visto que é enorme o a listagem de componentes que trazem ganhos para nossa saúde e qualidade de vida. Então, a suplementação pode ser a solução. Consulte o seu médico para saber exatamente do que você precisa e como adaptar esses alimentos ao seu dia a dia. Falar com um profissional de nutrição também é recomendável. Assim, há como saber quais são suas necessidades nutricionais e o que pode ser feito para consumir as porções corretas de vitaminas e minerais em suas refeições. Gostou do nosso post? Aproveite para manifestar suas dúvidas e opiniões nos comentários — nós queremos saber o que você pensa!

Este post tem 2 comentários

  1. Excelente a matéria, precisamos realmente de suplementos nutricionais. Já uso há 18 anos, mudei minha vida!

    1. Olá Vagner! É verdade. Alguns suplementos mudam a nossa vida. E vamos em busca da longevidade!
      Obrigado por escrever!
      Já entrou em nosso canal no Youtube?
      youtube.com.br/orionlab
      Um abraço,
      André

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