Conheça a principal vitamina para ganhar massa muscular

Entenda a importância das vitaminas vitamina para ganhar massa As vitaminas são fundamentais para manter o indivíduo saudável, sendo responsáveis por regular diferentes funções em nosso corpo. No caso do ganho de massa, elas atuam para estimular as enzimas — tipo de proteína que atua nas reações químicas no organismo. Normalmente, todos os tipos de vitaminas dos quais precisamos são encontrados nos alimentos, bastando realizar boas escolhas. Mas, se houver alguma deficiência ou um objetivo específico, é possível fazer a suplementação alimentar a fim de atingir os níveis desejados de vitaminas.

Conheça os tipos de vitamina para ganhar massa

Vitamina A

A vitamina A tem um papel fundamental na construção do tecido muscular, pois ela ajuda na quebra de proteínas em aminoácidos — compostos que ajudam a frear a perda de músculos. Ela também atua no armazenamento glicogênio, fonte de energia para o organismo. Para garantir uma ingestão adequada de vitamina A, inclua na sua dieta alimentos como cenoura, tomate, abacate, brócolis e leite.

Vitaminas do complexo B

aumentar a disposição física Oito tipos de vitaminas fazem parte desse grupo do complexo B, alguns deles ligados diretamente ao ganho de massa muscular. Podem ser encontradas em diferentes categorias de alimentos, principalmente nos de origem animal. Por isso, no caso dos veganos, é preciso haver uma suplementação, principalmente da vitamina B12. Veja:
  • vitamina B1 ou Tiamina: faz a metabolização de proteínas, carboidratos e gorduras. Também traz firmeza aos músculos;
  • vitamina B2 ou Riboflavina: atua no processo de queima de gordura e na produção de energia;
  • vitamina B3 ou Niacina: é responsável por melhorar o transporte de nutrientes para o tecido muscular, além de converter carboidratos e gorduras em energia;
  • vitamina B12: ajuda a regenerar os músculos, além de ser importante para a manutenção das reservas de energia no organismo.

Vitamina C

Ela age sobretudo na recuperação e no crescimento do tecido muscular. Além disso, essa vitamina auxilia na absorção de ferro. Consequentemente, melhora a circulação de oxigênio, inclusive para os músculos. Não deixe de fora do seu prato frutas cítricas, pimentão e brócolis.

Vitamina D

A vitamina D3, por exemplo, é considerada um esteroide natural. Com a ingestão adequada, seus músculos ficarão mais fortes e resistentes. É encontrada principalmente em peixes, como o salmão e o atum, e na gema de ovo. Também pode ser obtida a partir da exposição ao sol.

Vitamina E

A vitamina E vai trabalhar no organismo para recuperar e desenvolver as células do tecido muscular. Também tem papel importante para que o organismo aproveite melhor outras vitaminas. Pode ser encontrada no abacate, em peixes e nos óleos, como de girassol e de canola. Como você pôde perceber, as proteínas não são os únicos nutrientes essenciais para o ganho de músculos. Consuma diferentes tipos de vitamina para ganhar massa. Mas lembre-se de que, se for o caso, uma suplementação manipulada pode ser feita com o objetivo de você atingir os seus objetivos. Gostou deste conteúdo? Então, fique por aqui e veja cinco respostas para dúvidas comuns sobre suplementação para iniciantes.

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  1. André Alves da Silva

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  2. Anônimo

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