Beta-alanina: o que é, para que serve, como tomar e mais!

O que é a beta-alanina? Como já foi dito anteriormente, esse suplemento é composto de um aminoácido que, por si só, não é capaz de sintetizar proteínas. No entanto, ela é capaz de aumentar os níveis de carnosina no sangue, substância que retarda a fatiga e a falha muscular. Com esse efeito, ela permite que o usuário treine por mais tempo, execute mais repetições e com cargas mais pesadas sem que haja dor ou fatiga, sendo ideal para quem procura a hipertrofia ou realiza exercícios aeróbicos de alta intensidade, como a corrida.

Quais são seus benefícios?

Além do que já foi citado, a beta-alanina tem uma absorção maior no estômago do que outros suplementos, como a própria carnosina. Com isso, sua eficácia é ampliada e são necessárias doses menores para que se tenha o efeito desejado. Outro ponto positivo é sua capacidade de preservar a massa magra, mesmo após exercícios aeróbicos intensos. Isso a torna ideal para quem procura perder peso sem que haja perda de músculos que normalmente acompanha o processo. Por fim, vale citar ainda que a beta-alanina tem um preço mais acessível do que outros suplementos que possuem efeito similar.

Qual a sua ação no organismo?

Durante o exercício físico, principalmente os de alta intensidade que promovem o metabolismo anaeróbico, o nível de íons H+ são elevados, provocando a acidose muscular devido a presença de ácido lático. Esse composto é responsável pela “queima” que você sente durante a atividade física. A beta-alanina reduz a concentração dos íons H+, pois age como solução tampão, fazendo com que os danos musculares sejam reduzidos, o que minimiza a dor dos exercícios. Além disso, possui ação amplificadora da creatina, segundo um estudo provou que atletas que utilizaram os dois suplementos obtiveram aumento significativo de desempenho e massa magra em relação aos que utilizaram apenas um deles.

Quais são seus efeitos colaterais?

O único efeito colateral relatado devido ao uso desse suplemento é um leve formigamento e coceira, principalmente nos braços e pernas, que deve passar em torno de 20 minutos. Ainda não foram encontrados efeitos nocivos relacionados à beta-alanina no organismo, no entanto, é recomendável a utilização do suplemento por até 12 semanas, tendo em vista que os estudos a longo prazo ainda não foram concluídos. Além disso, gestantes e homens que possuam disfunção erétil devem evitar seu consumo.

Como tomar a beta-alanina?

Para maximizar o efeito desse suplemento é preciso realizar um processo de saturação, similar ao da creatina. Para isso, é recomendável a ingestão de 4,0 a 6,0 gramas de beta-alanina por dia durante as quatro primeiras semanas de forma consistente. Isso causa o saturamento das células e o consequente aumento da carnosina que também auxilia na síntese proteica. A partir da quarta semana, o ideal é consumir de 3,2 a 4,0 gramas por dia, tendo em vista que uma quantidade maior que isso não será absorvida pelo organismo. Assim como a creatina, não existe um horário ideal para ser tomada, desde que você o faça todos os dias. Por fim, vale lembrar que, como qualquer outro suplemento, é recomendável que você faça o acompanhamento de um nutricionista, médico ou farmacêutico, para evitar quaisquer riscos à sua saúde. Ainda está com dúvidas a respeito da beta-alanina? Fale com a gente e descubra como podemos te ajudar!

Este post tem 2 comentários

  1. George Romagnoli Paixão

    Excelente texto, sobre um suplemento que ajuda tanto nos treinos e que infelizmente não está presente nos pré treinos das marcas comercializadas no Brasil.

    1. Olá George!
      É verdade, ele não está presente nos produtos industrializados devido a regras da Anvisa. Mas, uma boa alternativa para compra-lo, são as farmácias de manipulação. Se você tem uma de confiança, procure-a. O farmacêutico clínico é capaz de fazer uma boa formulação baseado e sua anamnese.
      Um forte abraço,
      André

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