Conheça 3 tipos de treinos aeróbicos para uma vida saudável

emagrecer com saúde. Com exercícios que queimam calorias, esses treinos melhoram o seu condicionamento físico e permitem que você vá evoluindo aos poucos, no seu ritmo. Ficou animado? Conheça a seguir 3 tipos de treinos aeróbicos para uma vida saudável!

1. HIIT

Quer vencer o sedentarismo, mas não tem muito tempo ou paciência para se dedicar aos exercícios? Então o HIIT (sigla para treino intervalado de alta intensidade, em português) é o treino aeróbico ideal. Com a execução de exercícios de alta intensidade seguidos por um curto intervalo para recuperação, o HIIT promove uma queima maior de gorduras. São consumidas em média 550 calorias em um treino de apenas 20 minutos. E sabe o melhor? Você pode usar esse treino em qualquer outra atividade aeróbica: na corrida, na bicicleta, e até mesmo pulando corda. Não há rotina com o HIIT. Uma série básica de 20 minutos de HIIT consiste em um período de aquecimento, seguido por 10 repetições de um exercício em alta intensidade, intercalado com outro de menor esforço. A regra é a seguinte: para cada 30 segundos de exercício intenso você precisa de 15 a 20 segundos de descanso ativo. Se você estiver na esteira, por exemplo, pode correr por 30 segundos e fazer 20 minutos de caminhada com a esteira inclinada, alternando até completar os 15 minutos.

2. Pliometria

Já ouviu falar nesse treino aeróbico? O nome é mesmo complicado, mas basicamente a atividade inclui exercícios com lançamentos e saltos. O objetivo dessa atividade é alternar o alongamento da musculatura e seguir com uma fase de contração dos músculos. Além da queima de gordura, mesmo depois do treino, por conta do consumo de oxigênio pós-exercício, a pliometria proporciona mais explosão, velocidade e potência dos músculos. Mas atenção! Apesar de bastante eficiente, esse treino exige muita cautela em sua execução e não é recomendado para pessoas que estejam muito acima do peso. Você pode começar de um modo bem simples. Agache, permaneça nessa posição por 15 segundos e depois dê um salto. Dê mais um salto e volte para a posição agachada e pule mais uma vez. Perceba como o segundo pulo foi mais alto e exigiu menos esforço que o anterior. Repita por 12 vezes e descanse 45 segundos. Um treino de 30 minutos pode queimar até 500 calorias.

3. Pular corda

Pode parecer que não, mas pular corda é um dos treinos aeróbicos mais eficientes para quem precisa perder peso: em apenas 30 minutos pode ajudar a eliminar até 400 calorias. Esse treino também ajuda você a desenvolver a coordenação motora, a agilidade, a força muscular e a definição dos membros superiores e inferiores. E o melhor, você nem precisa sair de casa para praticar a atividade. O comprimento da corda deve ser proporcional à sua altura. Uma dica é pisar sobre ela enquanto segura as extremidades, que devem ficar na mesma linha que sua cintura. Nossa sugestão de treino é de 30 minutos para você não ter desculpa e começar agora mesmo:
  • 1. Pulou corda quando era criança? O esquema é o mesmo: ao pular, o importante é tirar os dois pés do chão ao mesmo tempo. Dê 40 pulos. Feito isso, descanse por 1 minuto.
  • 2. O terceiro movimento é inspirado no treino dos lutadores de boxe: pule a corda alternando os pés e dando um chute para frente na hora de aterrissar. São 60 repetições seguidas de mais um intervalo de 1 minuto.
  • 3. Na metade do treino você vai saltar alternadamente, elevando os pés para trás, tentando aproximá-los dos glúteos. 60 saltos e 1 minuto de descanso. Repita a sequência até completar os 30 minutos.
Para resultados efetivos, você deve realizar um desses treinos entre 3 e 5 vezes por semana, lembrando que o número de calorias pode variar dependendo do seu peso e do metabolismo. E não se esqueça também de investir na suplementação alimentar para repor as vitaminas e ajudar no fortalecimento muscular. Que tal compartilhar esses tipos de treinos aeróbicos nas suas redes sociais? Assim você ajuda seus amigos a terem mais qualidade de vida e, quem sabe, até consegue uma companhia para os treinos!

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