Montar um plano de treino ideal para cada um de seus clientes pode ser um desafio, não é? Afinal, muitas vezes os alunos ficam confusos sobre a relação entre metabolismo e emagrecimento. Por isso, é preciso saber como explicar o funcionamento dessa interação e os impactos que ela pode trazer para o treinamento.
Pensando na importância do tema, elaboramos este artigo. Durante a leitura, você entenderá de uma vez por todas o que é metabolismo e se ele ajuda ou não a emagrecer.
Boa leitura!
O que é metabolismo?
Em poucas palavras, pode-se dizer que o metabolismo envolve tudo o que acontece dentro do corpo. Ele serve para:
- manter e construir tecidos;
- produzir energia para as atividades básicas do dia a dia;
garantir o estado saudável do corpo.
Lembre-se de que o corpo sempre procura um equilíbrio para a nossa saúde. Quando se está em processo de emagrecimento, ocorre um deficit calórico que demanda algumas adaptações para suprir toda a necessidade corpórea. Assim, é necessário fazer algo para “enganar” o processo homeostático do corpo e manter a taxa metabólica para atingir o objetivo em questão — fortalecer ou emagrecer.
Nesse contexto, é preciso considerar o metabolismo basal. Ele está relacionado à quantidade mínima de energia que o corpo precisa para sobreviver quando está em repouso. Esse dado não compreende a quantidade adicional exigida quando estamos acordados, em movimento ou fazendo algum exercício físico.
Tanto o metabolismo quanto a sua taxa basal variam bastante de pessoa para pessoa, e inúmeros fatores influenciam na hora de determinar essa variação. Quem tem uma massa muscular maior, por exemplo, queima mais calorias do que gordura, mesmo durante o sono.
Ele ajuda a emagrecer?
Como mencionado, um metabolismo mais acelerado ou mais lento está ligado à questão genética e à rotina que cada pessoa tem. Até mesmo a profissão pode interferir, pois um cotidiano muito agitado influencia bastante nesse sentido. Não por acaso, há quem coma duas vezes ao dia, apenas, ao passo que outras fazem mais de quatro refeições diárias — todos esses aspectos devem ser analisados.
De forma bem simplificada, é possível dizer que um metabolismo acelerado ajuda a emagrecer. Isso porque ele pode indicar ao corpo que é necessário queimar uma quantidade maior de gordura para gerar a energia necessária. Porém, ao contrário do que é divulgado frequentemente, não basta ingerir alimentos que podem causar essa aceleração ou cortar diversos componentes da alimentação.
Emagrecer com saúde consiste na perda de gordura e não na redução de massa magra, o que pode atrasar ainda mais a evolução de um aluno que pretende ficar em paz com a balança.
Vale ressaltar que o emagrecimento é sinônimo de deficit calórico frequente, isto é, emagrece quem gasta mais calorias do que consome. Porém, a diminuição brusca das calorias ingeridas rotineiramente pode desacelerar o metabolismo, atrapalhando o processo.
Como ajudar o aluno a melhorar o metabolismo?
Antes de tudo, vale a pena explicar a importância do nutricionista para seus clientes. Esse profissional pode criar cardápios detalhados e pensados para suprir as necessidades específicas de cada um. Com base nessa avaliação, pode ser interessante indicar o uso de suplementação alimentar, que traz melhores resultados quando há um acompanhamento especializado.
Posteriormente, para lidar melhor com essa questão, é fundamental calcular o metabolismo com o máximo de precisão. Geralmente é usado um parâmetro de caloria basal para obter um ponto de partida e acompanhar o processo até o fim. Assim, há como verificar se os efeitos esperados foram atingidos. No entanto, atualmente a bioimpedância já é capaz de fornecer os dados necessários para auxiliar a mensuração.
Também é importante destacar a importância dos hábitos saudáveis em relação ao emagrecimento. Os alimentos termogênicos também podem ser bons aliados, desde que estejam alinhados às indicações nutricionais.
Quais são os erros que prejudicam o metabolismo?
Um dos principais erros é acreditar que a ingestão de alimentos que aceleram o metabolismo é suficiente para conseguir o deficit calórico e emagrecer. Você precisa mostrar para o seu cliente que é preciso ir um pouco além disso para finalmente perder a barriga.
Existem ainda alguns mitos que persistem no senso comum e atrapalham as pessoas que querem melhorar a função metabólica. A água com limão, por exemplo, não é capaz de emagrecer. O que ela faz é potencializar a aceleração que vem junto à refeição. A ideia de ingerir somente produtos vendidos como “naturais” também é ineficaz e pode até ser perigosa — afinal, nem tudo que é natural faz bem.
A baixa ingestão de água ao longo do dia ou a desidratação durante a prática de exercícios são vilãs para o bom funcionamento do metabolismo. Proteínas e carboidratos saudáveis, assim como um sono de qualidade e regulado, tendem a ajudar bastante quem deseja ter mais energia para lidar com as atividades cotidianas. Pular ou cortar refeições também é uma péssima medida.
O uso de suplementação sem acompanhamento médico e/ou nutricional também pode ser prejudicial e, por conta disso, inspira diversos cuidados. É importante que você conscientize seu aluno sobre isso.
Qual é a relação entre metabolismo e emagrecimento?
Não há evidências científicas que comprovem que o sobrepeso é causado diretamente pela presença de um metabolismo mais lento. Sendo assim, vale frisar que a taxa metabólica, à exceção de problemas de saúde específicos, não é a grande vilã da história.
Acelerar o metabolismo pode ajudar no emagrecimento, mas isso não quer dizer que ele seja o grande responsável por fazer com que alguém emagreça ou não. Sua interferência abrange o consumo diário de calorias visando a produção energética. Além disso, ele também se relaciona ao uso de gordura ou massa muscular para gerar essa energia.
Para atingir um emagrecimento duradouro, a restrição calórica de seus alunos precisa ser bem calculada e não pode ser inferior ao valor do metabolismo basal que eles têm.
Enfim, a relação entre metabolismo e emagrecimento é vasta e precisa ser bem compreendida para alcançar resultados mais satisfatórios como personal trainer. A combinação entre uma dieta balanceada, exercícios físicos e hábitos saudáveis é a forma mais eficaz de explorá-la!
Se você deseja aprimorar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos ligados à saúde, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos em seu e-mail.