Açaí é carboidrato? Descubra hoje mesmo!

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[/dima_embed_audio][text delay=”” delay_duration=”” delay_offset=”” id=”” class=””]Geladinho, nutritivo e querido por muitos — sobretudo no pré treino ou naqueles dias mais quentes —, o açaí definitivamente se tornou bastante popular em todo o país. Por estar em alta, é comum que as pessoas se questionem sobre as consequências de seu consumo. Açaí é carboidrato? Engorda? Faz bem para a saúde?
Para responder essas questões, apresentamos no texto de hoje alguns dos principais benefícios proporcionados pelo açaí. Ficou curioso? Acompanhe a leitura!

Quais os benefícios do açaí para a nossa saúde?

Já deu para perceber que o açaí é bastante nutritivo e pode trazer benefícios para aqueles que o consomem. Mas quais são os ganhos que o açaí é capaz de proporcionar ao nosso organismo? Confira.

Fornece gorduras ricas

batatas fritas é carboidrato
 
Muitas pessoas cometem o equívoco de pensar que toda gordura é ruim e deve ser eliminada, de modo a não interferir no bom funcionamento do organismo. Todavia, é importante lembrar que há gorduras beneficiais para o nosso corpo — como a monoinsaturada, presente no açaí.
Entre seus benefícios, podemos citar:

  • redução dos níveis de colesterol ruim;
  • aumento dos níveis de colesterol bom;
  • diminuição do risco de doenças cardíacas e AVCs;
  • ação antioxidante.

Rico em fibras

granola é carboidrato
 
Sem sombra de dúvidas, o açaí é uma excelente fonte de fibras. Como você provavelmente já sabe, elas ajudam a controlar os níveis de colesterol, auxiliam no controle glicêmico e atuam na regulação do fluxo intestinal.
As fibras são capazes de ajudar a prevenir várias doenças e eliminar gorduras das artérias. Além disso, um organismo com alto consumo de fibras retarda a absorção de carboidratos, o que é benéfico na sua dieta.

Emagrece

Pode parecer contraditório um alimento tão nutritivo e saboroso ser capaz de auxiliar no emagrecimento, mas é justamente isso que acontece. Os nutricionistas o consideram como um “superalimento”, pois ele nutre, ajuda na perda de peso e na consolidação do peso conquistado.
Como já citado, o açaí é carboidrato, mas também é muito rico em fibras e contém uma gordura boa, que é capaz de ser altamente benéfica para o nosso organismo no processo de emagrecimento. As fibras, por sua vez, ajudam muito na digestão dos alimentos e regulação do aparelho digestório. Além disso, provocam uma sensação de saciedade, o que colabora para a diminuição da ingestão de calorias.

Previne o envelhecimento

O açaí é composto por substâncias antioxidantes, o que é indicado pela cor escura, e gorduras monoinsaturadas. Elas são importantes pois atuam na redução de células nervosas que são expostas a processos degenerativos e de inflamação.
Esse fato, além de prevenir doenças, traz como vantagem o retardamento do envelhecimento e seus efeitos no cérebro e até na pele, como rugas, celulite e acnes.

Dá energia

Na rotina estressante em que vivemos é necessária uma força extra para dar conta de todos os compromissos e ainda se exercitar com qualidade. Aí que entra o açaí. Uma perguntinha: você já viu alguém que o consome muito reclamando o tempo todo de cansaço ou indisposição?
Pois bem, os nutrientes do açaí são capazes de oferecer energia e resistência, reduzindo muito os efeitos da fadiga e da exaustão. No seu dia você estará bem mais disposto e motivado, e em seus treinos você será capaz de rendimentos melhores e efeitos pós treino mais amenos.

Eleva o desejo sexual

O consumo da fruta aumenta e favorece a circulação do sangue. Esse impacto é associado ao crescimento da libido, sobretudo nos homens.

Que doenças o açaí é capaz de prevenir?

Outro benefício de destaque do açaí, mas que vai além dos dispostos acima é a capacidade de prevenção de doenças diversas. Seu resultado é tão efetivo que, por esse motivo, o consumo da fruta tem sido tão estimulado. Vamos conhecer algumas moléstias que podem ser evitadas.

Anemia

O açaí é riquíssimo em ferro. Desse modo, o fornecimento dessa substância para o sangue é normalizado e a anemia é prevenida de uma forma muito saborosa.

Doenças cardíacas

Um dos pontos mais positivos do consumo do açaí é a prevenção das doenças do coração. Suas substâncias antioxidantes são eficazes na redução da pressão arterial e é diminuído o risco de infarto e outras moléstias do sistema cardiovascular.

Câncer

Rico em vitamina C e ácido elágico, o açaí age no sistema imunológico e contribui para o surgimento e desenvolvimento de células cancerígenas.

Açaí é carboidrato?

Respondendo a pergunta do título: sim, açaí é carboidrato. O que, inclusive, o torna uma ótima fonte de energia. No entanto, eles não estão presentes em grande quantidade no fruto: antes de ser processado, ele contém aproximadamente 65 calorias e menos de 2 g de carboidratos a cada 100 g.
Isso significa que a pouca quantidade de carboidratos presente no açaí puro não instigará picos de açúcar no sangue nem provocará o armazenamento desse açúcar como gordura em nosso corpo.
Sendo assim, por que é comum escutar por aí que o açaí engorda? O que acontece é que, quando chega para venda em algumas regiões, a fruta já foi transformada em polpa e acrescida de xarope de guaraná e até mesmo xarope de milho, utilizado para adoçar a fruta.
Explicando melhor para você, o consumo do açaí em sua forma natural não engorda, uma vez que possui apenas o açúcar da própria fruta e é também uma excelente fonte de fibras. Contudo, o consumo do açaí batido deve ser moderado caso o xarope de guaraná ou milho estejam presentes no produto.

Como escolher os acompanhamentos?

Açaí é carboidrato se encher de doces e complementos
 
É comum que os lugares que comercializam o açaí disponibilizem uma série de acompanhamentos variados, como banana, granola, leite em pó e, até mesmo, doces e guloseimas. Contudo, lembre-se de que alguns deles podem transformar o seu creme em uma verdadeira bomba calórica.
Como já vimos, o açaí por si só pode, inclusive, ser um grande aliado para quem deseja manter um estilo de vida saudável. Tome cuidado, então, com esses adicionais. Dê preferência à aveia, mel e frutas como o morango, evitando ao máximo o leite condensado, as balas de goma e a calda de chocolate, por exemplo.
Como várias outras frutas, açaí é carboidrato, além de uma ótima fonte de energia. Agora que você já conhece os principais benefícios proporcionados pelo seu consumo, sinta-se livre para incluí-lo com moderação em sua alimentação — afinal, nada melhor do que um belo açaí antes de se exercitar!
Se você também é um amante dessa fruta que já conquistou o Brasil, deixe um comentário neste post e conte para nós e para outros leitores as experiências que você já teve com o consumo do açaí!
Você sabia que tem capsulas de açaí com seus benefícios? Converse conosco!
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