Um bom treino para barra fixa é ótimo para o crescimento muscular das partes superiores do corpo. No entanto, é comum que algumas pessoas sintam dificuldade com esse tipo de exercício. Nessas horas, fica a dúvida: como me adaptar e conseguir melhores resultados?
Pensando nisso, preparamos este post, que irá auxiliá-lo na execução dos exercícios e gerar um desempenho mais satisfatório. Ao todo, são 6 dicas práticas para você aplicar durante o treino.
Confira!
As 6 dicas para treino para barra fixa são:
1. Não deixe o aquecimento de lado
Pode parecer apenas um detalhe sem importância, mas aquecer é fundamental.
Um bom aquecimento ajuda a evitar aquelas desagradáveis dores no corpo e ainda pode facilitar o movimento de pegada na barra. Portanto, cuide desse aspecto para não prejudicar sua rotina de treinamentos.
2. Use cargas
Dependendo da sua disposição e dos seus objetivos com a atividade física, considere a utilização de cargas. As caneleiras, por exemplo, são boas opções para dificultar a subida e aumentar a intensidade.
Não se esqueça, porém, de seguir as recomendações de um profissional qualificado. De nada adianta você exercitar seu ego e se esquecer dos músculos, ok?
Ouça quem entende do assunto para não correr riscos desnecessários ou sofrer lesões que poderiam ser facilmente prevenidas.
3. Varie as pegadas
Fazer a mesma pegada sempre pode ser desestimulante. Portanto, tente se desafiar e varie a maneira de pegar na barra fixa.
Veja os três modos mais conhecidos:
-
Supinada: suas mãos estão viradas para você;
-
Pronada: é quando você vira as mãos para frente;
-
Neutra: suas mãos estão uma de frente para outra.
4. Conte com suplementos para aumentar sua força
Suplementos proteicos são excelentes para a construção muscular e, em virtude disso, tendem a ser fontes de força para o treino para barra fixa.
A creatina, por sua vez, ajuda na realização de treinos mais intensos e favorece o processo de recuperação entre as séries. Já o BCAA facilita a absorção de nutrientes, eleva a produção de insulina e ainda dá mais energia.
Porém, lembre-se de se consultar com um nutricionista ou um médico. Somente um especialista pode ajudá-lo com as quantidades ideais a serem ingeridas, períodos de consumo, como fazer uma variação e assim por diante. Consumir por conta própria pode mais atrapalhar do que ajudar.
5. Não balance o corpo durante o treino para barra fixa
Quanto mais estabilidade na execução, melhor. Por isso, suba em linha reta e fique atento à postura durante todas as etapas do exercício. Caso contrário, você não conseguirá se aproveitar do esforço realizado para trabalhar os músculos desejados.
6. Tenha controle da descida
A fase de descida é o momento mais importante, porque é nele que você encaminha o ganho de massa. Sendo assim, tenha ainda mais atenção com o quão estável seu tronco e seus braços estão nessa hora. Cuide também de outros detalhes relativos ao tipo de equipamento utilizado.
Aos poucos, você terá um melhor aproveitamento no treino para barra fixa e ficará ainda mais próximo dos resultados almejados!
Agora que você está pronto para treinar, veja estes 5 suplementos que ajudam no ganho de massa muscular e potencialize sua performance!
Faça sua pergunta nos comentários abaixo para que possamos te ajudar e compartilhe no Facebook!
Adotei o treino de barra aos poucos, tinha dificuldade pois no começo realmente não é nada fácil! Como está na matéria, é só irmos aos poucos que sua resistência e força vão aumentando e assim ficará natural sempre conseguir fazer. E o melhor, sempre tem uma barra por aí pra garantir o treino de costas; seja na praia, nos parques e claro na academia. Vale a pena!