Pensando nisso, neste post veremos o que são essas substâncias e se existe apenas um tipo de hormônio para emagrecer que apresente resultados satisfatórios. Continue lendo e confira!
O que são os hormônios
Basicamente, são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas, localizadas em várias partes do corpo humano, que agem em diferentes órgãos e têm como finalidade regularizar as funções biológicas.
Talvez você se interesse pelo artigo:
É importante destacar que cada hormônio produzido tem uma missão específica. Além disso, sua produção, liberação e ação no organismo costuma ser influenciada por fatores internos e externos. Um exemplo são os alimentos que ingerimos, que são controlados e assimilados pelos hormônios — o que pode promover o ganho ou a perda de peso, seja localizada, seja geral.
Qual é o hormônio para emagrecer
A verdade é que não existe apenas um único hormônio para emagrecer. Várias dessas substâncias produzidas no organismo podem influenciar a perda de peso, cada uma à sua maneira. A seguir, vejamos quais são os principais hormônios que auxiliam o emagrecimento e de que maneira eles podem ser administrados.
1- HGH
Conhecido como hormônio do crescimento humano, ele é produzido na glândula pituitária e auxilia a queima de gordura e o aumento da massa magra. Também é útil para controlar os níveis de açúcar e insulina no sangue, manter os ossos mais fortes e resistentes, e ainda impulsionar energia ao corpo. Como esse hormônio é produzido durante o sono, o mais recomendado é dormir bem e manter um padrão regular à noite. Além disso, treinos intensos e rápidos ajudam a produção de HGH.
2- Testosterona
A testosterona é o hormônio sexual masculino, encontrado também no corpo das mulheres, em quantidades menores. Assim como o HGH, ele mantêm os ossos fortes, impulsiona energia e auxilia a perda de gordura corporal, além do aumento de massa magra.
Praticar musculação em ritmo mais intenso promove o aumento de testosterona no corpo — embora treinos prolongados possam diminuir a quantidade dessa substância no organismo. A ingestão de proteínas magras, carboidratos complexos e gordura saudável também são auxiliares na sua produção.
3- Leptina
Após ser lançada na corrente sanguínea, a leptina causa a perda de apetite e acelera o metabolismo — consequentemente, acelerando também a queima de gordura. Atividades físicas regulares e a manutenção de uma dieta baseada em proteínas magras e carboidratos complexos ajudam o organismo a produzir a leptina. Por outro lado, dietas de baixas calorias podem prejudicar a produção desse hormônio.
4- Tiroxina
A tiroxina é produzida pela glândula tireoide, grande parte dela atuando nos rins e fígado, o que ajuda a regularizar o metabolismo. Mais uma vez, podemos dizer que praticar esportes em ritmo curto e intenso promove um aumento de 30% de tiroxina no organismo, mantendo-a elevada durante o dia todo.
5- Epinefrina
A epinefrina é o hormônio produzido pelas glândulas adrenais, por isso, também é conhecido como adrenalina. Sua quantidade gerada no organismo pode ser aumentada em momentos de estresse, susto ou raiva intensa. Mas, com a prática de exercícios físicos, os níveis de epinefrina sobem consideravelmente, ficando armazenada como fonte de energia.
Seja qual for o tratamento escolhido, o hormônio para emagrecer deve ser prescrito por médicos especializados no assunto, tais quais o endocrinologista e o nutrólogo, entre outros. Além disso, como vimos, uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios é fundamental para quem deseja perder peso. Lembre-se: ter boa saúde é direito e dever de todos nós!
Gostou do conteúdo? Então, entre em contato com a OrionLab e saiba mais sobre nutrição esportiva!
Visitor Rating: 5 Stars
onde encontrar esses hormônios para emagrecer?
Olá Viviane,
A forma de aderir a este tipo de tratamento é indo ao médico de especialidade em endocrinologia. Após exames, se ele entender que é o caso, poderá lhe fazer as prescrições médicas para você comprar em farmácias especializadas.
Um forte abraço!
Visitor Rating: 5 Stars
Visitor Rating: 5 Stars
Preciso diminuir minha barriga. Ela está enorme.