Vale a pena fazer terapia pós ciclo?

terapia pós ciclo

Você já ouviu falar na terapia pós ciclo? Esse termo tem circulação maior nas academias de musculação e entre os praticantes que têm o objetivo específico de desenvolver a massa muscular.

A ideia é ajudar na recuperação do organismo após um ciclo com esteroides anabolizantes ou algum outro tipo de pré-hormonal. Se você tem interesse em aprender mais sobre esse tema, continue a leitura para ficar por dentro do assunto!

A terapia pós ciclo é um assunto rodeado por muitos mitos e informações controversas.

A verdade é que, por trás de toda polêmica, essa terapia pode trazer inúmeros benefícios para o seu treino alcançar mais resultados, tornando cada ciclo ainda mais produtivo.

Apresentamos a seguir as principais dúvidas em relação ao assunto. Com isso, você pode entender melhor se vale ou não a pena fazer a terapia pós ciclo.

Definição de terapia pós-ciclo

Também conhecida como TPC, ela tem o objetivo de auxiliar na recuperação do organismo após o uso de algum hormônio sintético, como os esteroides anabolizantes. Realizá-la é importante porque, durante esse período, a produção natural de testosterona pelo corpo vai ser reduzida.

Essa diminuição se deve uma vez que o organismo entende que não é necessário produzir o hormônio, pois ele detecta uma quantidade acima do normal. Ou seja, pode haver uma redução da produção e até a inibição dela. Isso pode variar de acordo com diferentes fatores, mas ela sempre vai ocorrer.

A TPC entra em cena, então, para ajudar na recuperação dos níveis de testosterona no corpo e acelerar esse processo. Afinal, quem faz um processo como esse não quer ter nenhuma perda após esse período.

A terapia também é fundamental para evitar possíveis efeitos colaterais e sintomas que a baixa produção de testosterona pode trazer. São eles:

  • diminuição da libido e menor desempenho sexual;
  • depressão;
  • aumento da gordura corporal;
  • redução da massa muscular;
  • diminuição de pelos.

Forma correta de fazer a TPC

A terapia deve ser iniciada somente após o fim da ação do esteroide no organismo. Ela não pode ser feita antes uma vez que, com a substância no seu corpo, a produção de testosterona continuará baixa. O tipo de esteroide anabolizante e a quantidade dele vai influenciar diretamente na terapia. Se fizer uso de mais de um, por exemplo, é necessário iniciar o processo quando todos já tiverem saído do seu corpo.

A TPC mais conhecida e utilizada atualmente é feita com drogas do tipo SERM’s — sigla para moduladores seletivos de receptores de estrogênio. Esse produto vai agir para acelerar a produção de testosterona natural pelo organismo e tem duração de, em média, 28 dias.

Existem diferentes substâncias administradas durante a terapia pós-ciclo e, entre as melhores, estão os suplementos Tribulus Terrestris, ZMA, Ácido D-Aspártico, TUDCA e Arimistane. Eles estimulam a produção do LH que é o hormônio luteinizante. Outras como Tamoxifeno e Clomid (Citrato de Clomifeno) também são bastante utilizadas. Esses suplementos não são indicados para indivíduos com problemas cardíacos, renais e de tireoide, que sofram de pressão alta ou baixa, ou ainda de diabetes.

Como você pode perceber, o uso de esteroides anabolizantes deve ser controlado e feito com o acompanhamento de um profissional qualificado. Ele deve ser acompanhado da terapia pós-ciclo para que o organismo consiga voltar com a produção natural de testosterona e o indivíduo não sofra com os efeitos colaterais. A TPC não é obrigatória, mas pode trazer benefícios.

1- Por que utilizar a terapia pós ciclo?

terapia pos ciclo

Após um ciclo de anabolizantes, o seu organismo precisa se preparar para evitar os diferentes efeitos colaterais que a suplementação pode trazer.

A terapia pós ciclo TPC começa agindo na restauração e neutralização da produção natural de hormônios, mas traz outros benefícios, como:

  • evita e repara danos no fígado;
  • evita queda de cabelo;
  • estabiliza a libido;
  • ajuda na manutenção da massa muscular adquirida durante o ciclo;
  • reduz dores e outros incômodos.

2- Para quem é recomendada?

A terapia pós ciclo é recomendada para usuários que realizam ciclos curtos de anabolizantes, já que, nesse caso, o usuário pode perder rapidamente a massa adquirida durante o ciclo de anabolizantes.
Atletas com alto desempenho podem sofrer alguns efeitos colaterais graves. A melhor opção é seguir com a terapia apenas sob supervisão médica.

3- Quando começar?

O início da terapia pós ciclo deve ser feito quando há pausa no ciclo da administração da testosterona exógena para que ela ajude a estimular o organismo na produção natural da testosterona.

4- Como é feita a terapia pós ciclo?

terapia pos ciclo

Cada pessoa pode sofrer diferentes efeitos colaterais ao longo do ciclo de anabolizantes, o que pode ser identificado por meio de exames hormonais. O tratamento precisa levar em consideração esses exames e, ainda, o período em que você utilizou os anabolizantes, o tipo de produto utilizado e sua frequência.

O tempo de terapia pós ciclo também varia. Ciclos de esteroides orais pedem uma terapia de até 4 semanas. Injetáveis com meia-vida curta necessitam de até 8 semanas de terapia, enquanto os anabolizantes injetáveis com meia-vida longa exigem até 12 semanas de terapia pós ciclo.

5- Quais são os medicamentos mais utilizados?

terapia pos ciclo

A lista de medicamentos para a terapia pós ciclo costuma incluir:

  • silimarina: responsável pela recuperação do fígado;
  • anastrozol: impede que sua testosterona se transforme em estrogênio;
  • clomifeno: inibe a produção do estrogênio e restaura os níveis naturais de testosterona;
  • tamoxifeno: evita o aumento das mamas nos homens.

Existem outros medicamentos que podem ser utilizados nessa fase para manter o crescimento muscular. Mais uma vez, é importante procurar seu médico para identificar qual é o tratamento, a dosagem e o período ideal para o seu caso.

6- Apenas a terapia pós ciclo mantém o desempenho?

Para que você obtenha benefícios a longo prazo com esse tipo de terapia, é recomendado seguir um programa de terapia fora do ciclo, o OCT. Essa terapia tem por objetivo favorecer a manutenção muscular e o equilíbrio hormonal e fisiológico após o uso de anabolizantes. Ela utiliza uma combinação de esteroides anabolizantes e suplementos alimentares.

Agora que você conheceu as principais informações sobre o assunto, acha que vale a pena fazer terapia pós ciclo? Deixe sua opinião ou relate sua experiência aqui nos comentários!

Então, agora que você já sabe o que é a TPC e como fazê-la, entre em contato conosco e conheça os nossos produtos manipulados para a prática esportiva!

160 respostas

  1. Então não é bom eu tomar pela a prescrição médica do medicamento. Pode da beo

    1. Olá Jimmy eu não entendi o que você escreveu. Desculpe, poderia reformular a pergunta? obrigado!

    1. Opa, vou fazer um ciclo com 1 aplicação de deposteron por semana durante 2 meses. Me explica como devo fazer a tpc, por quanto tempo tomar, e se início algumas coisas durante o ciclo, qro manter o máximo possível dos ganhos e proteger o fígado principalmente!!!

      1. Olá Victor!

        Quando for ao médico, fazer seus exames e então ele lhe prescrever hormônios, aproveite e converse com ele sobre os efeitos colaterais. Normalmente é necessário fazer uso da terapia pós ciclo durante dois meses iniciando no final do uso dos hormônios.
        Manter os ganhos físicos dependerá de muitos fatores, o principal é o fator genético.
        A proteção do fígado é algo muito difícil de fazer, porque ele metaboliza os hormônios e trabalha sobrecarregado. Por isto, bebida alcóolica é tão prejudicial e contra indicada.

        Um forte abraço!

    1. Olá Cristina!
      Muito boa sua pergunta! Não há TPC (Terapia pós ciclo) para mulheres.
      Os métodos de dosagem de testosterona disponíveis atualmente foram feitos para homens, que têm valores de testosterona 3 a 10 vezes superiores aos das mulheres. Esses métodos não conseguem dosar de forma confiável valores mais baixos, normais para as mulheres.
      Em situações em que haja uma base fisiopatológica para o baixo nível de testosterona, como em mulheres ooforectomizadas, por exemplo, não há sintomas ou sinais clínicos característicos que possam ser atribuídos à diminuição da testosterona, como cansaço, redução de massa muscular ou libido prejudicada em relação às demais mulheres.
      Os ginecologistas são hábeis com a endocrinologia feminina, mas os especialistas são e fato os endocrinologistas.
      Muito obrigado por sua colaboração!
      Um forte abraço!

  2. Olá ! Então , tpc para mulheres não existe? Posso mesmo assim para desencargo de consciência usar tribulus pós ciclo?

    1. Olá Ludmyla, Sim, são tratamentos diferentes entre os gêneros. Evidentemente que o Tribullus com bom teor de saponinas irá ser metabolizado em parte para uma substância de nome desidroepiandrosterona, deidroepiandrosterona, prasterona mais conhecido como DHEA.
      O DHEA é chamado de hormônio mãe, pois ele é indicado para manter os os níveis hormonais controlados, especialmente de testosterona e estrogênio. Dessa forma, o suplemento DHEA pode ajudar a combater sinais de envelhecimento, manter a massa muscular e prevenir o surgimento de doenças como hipertensão, diabetes, impotência ou osteoporose.
      Benefícios no uso de DHEA:
      – Aumento na massa magra;
      – Aumento da imunidade;
      – Reduz risco de problemas cardiovasculares;
      – Controla os níveis de açúcar no sangue (menos risco de desenvolver diabetes);
      – Auxilia na queima de gordura;
      – Trata da osteoporose;
      – Trata disfunção erétil (exceto se o problema for nos nervos).
      – Reduz efeito do envelhecimento provocado pelo cortisol (hormônio do estresse);

  3. bom dia André, comecei ciclo com enantato de testosterona+ Trembolona, saberia me dizer se posso toar algum medicamento junto, ou se devo fazer TPC?

    1. Olá Angelo, obrigado por escrever!
      Por questões éticas, não posso sugerir algo no seu caso específico. Por se tratar de hormônios prescritos por médicos apenas, qualquer sugestão estaria interferindo no protocolo dele. Mas, se a resposta para TPC (Terapia pós Ciclo) deve ser feito sim, para evitar efeitos indesejados com a saída dos hormônios.
      Você precisará voltar a produzir os seus hormônios naturalmente.
      Caso, esteja fazendo por conta própria, sugiro que procure um médico.
      Um forte abraço carinhoso!

  4. Vou começar usar Ostarine para ver se define um pouco, mas confesso estou com medo de cair cabelo, agora não sei se tomo, tenho bastante cabelo eu não quero que caia nem um pouquinho

  5. Ola comecei a Fazer um ciclo de Deposteron (Farei um total de 24 semanas), já Tomei 2 injecoes até o momento, estou tomando 1 injecao por semana (aos Domingos), qual seria o pós ciclo (medicamentos e etc) e qual o tempo que devo fazer?

    Desde já gratidão 🙌

    E uma noite em Paz e Abencoada 🍀

    1. Olá Marcos!
      Sim, é necessário com Clomifeno e Tribulus por dois meses!

      Forte abraço!

      1. Quero fazer igual ele, mas só durante dois meses, o que devo tomar no tpc? E como consigo segurar o máximo os ganhos?

        1. Olá Victor!

          Normalmente, não é possível afirmar sobre manter os ganhos devido aos fatores genéticos. A melhor forma de ter ganhos é com a musculação, alimentos proteicos, vitaminas e descanso.

          Um forte abraço!

    1. Olá Mateus!

      Não, Tadalafila tem outros ganhos, como vasodilatação e consequentemente um aporte melhor de sangue aos grupos musculares recrutados.
      Forte abraço!

  6. Comecei o ciclo (oxdrolana, masteron) devo tomar silimaria, e tamoxifeno
    Devo tomar apenas qndo finalizar o ciclo , ou posso tomar durante o ciclo , cmoo protetores ?

    1. Olá Thamires!

      A Silimarina é usada como hepatoprotetor, já o Tamoxifeno como redutor de estrógeno nos homens, contudo é ótimo para redução de celulites nas mulheres, porém ele resseca e enrijece a mucosa vaginal justamente por baixa de estrógeno.
      Sim, durante o ciclo!

      Forte abraço!

    1. Elvys, demorei um pouco pra responder!
      Depende do tempo, dose e experiência pessoal.
      Como foi a sua experiência?

      Forte abraço!

    1. Olá Elder!
      A porta de entrada para ciclo é a do consultório médico.
      Precisa de uma conduto muito específica para cada indivíduo, todos nós reagimos de formas diferentes. Por isto há tantas formas farmacêuticas e derivados, pois há uma individualidade biológica e riscos!
      Forte abraço!

  7. Olá boa tarde!
    Quero tomar pela primeira vez durateston por conta própria.
    Penso em tomar três, uma a cada 10 dias.
    Depois disso tenho que fazer tpc.?

    1. Olá Jorge!

      Não use nada sem monitoramento médico. Somente ele poderá dizer o que é melhor para você.
      Um forte abraço!

  8. Boa tarde. Dr.Andre tenho muita dificuldade em ganhar massa mesmo me alimentando bem. Agora estou treinando. E meu primo me deu stanozol e durateston pra fazer um ciclo. Gostaria de recomendações e informações para, usar de forma correta e depois fazer o ciclo de neutralização.

    1. Olá Douglas!

      Ganhar massa muscular é uma ciência. Existem vários fatores que podem ser favoráveis e não.
      Certamente a alimentação, aliada com treino e sono são infalíveis. O uso de ergogênicos sempre dependerá de um médico que fará exames e autorizará ou não o procedimento.
      TPC, vai depender diretamente da forma que ele prescreverá a você.

      Um forte abraço!

  9. Um ciclo de deca e dura por 8 semanas o tpc com apenas clomifeno ou tamoxifeno é o suficiente? Já que a durateston é de meia vida média pra longa. Valeu professor

    1. Olá Jessé!

      O Tamoxifeno tem uma função específica em “bloquear” o estrógeno, consequentemente depósito de gordura ginóide que é uma gordura de forma predominante nas mulheres, inclusive mamas.
      Já o Clomifeno, age na “produção” de um hormônio sinalizador para produção de testosterona nos testículos. Eles param de produzir quando o sistema endócrino percebe um excesso de hormônio masculino. Portanto, Clomifeno é para o final do ciclo, já o Tamoxifeno durante o ciclo todo.

      Um forte abraço!

  10. Fiz um ciclo de umas 8 semanas com diversas drogas injetáveis e comprimidos, quando eu tinha 20 anos, tive um aumento expressivo, posterior fiz uma tpc sem nenhum conhecimento, qual a possibilidade de ter afetado permanentemente. Produção de testo, estou com 28, e sinto que meu organismo nunca mais foi o mesmo depois do ciclo…

    1. Olá Jeronimo!

      A terapia pós ciclo, normalmente não gera grandes consequências como o uso de derivados de testosterona. Ela sim, pode ter efeitos adversos permanentes.
      Em tudo na vida, para haver mudanças e projetos, fazemos um diagnóstico, depois medimos os resultados. Na saúde é ainda mais importante, pois é o projeto da sua vida.
      Sempre procure ajuda médica.
      Um forte abraço!

  11. Olá, fiz a leitura desse artigo a nível de curiosidade e por porque achei interessante, as informações são muito precisas. Parabéns

    1. Olá Jucilene!

      Obrigado! Irei postar outro complementar na semana que vem!

      Forte abraço!

    1. Olá Erick!

      Procure uma ajuda profissional, neste caso, somente um médico!
      Um forte abraço!

  12. Boa noite . Dúvida fiz uso de stanozolou,por t22( dias sendo um dia sim e um dia um dia não. Dosagem meio¹ml.)
    Sou mulher devo fazer TPC com tribulus terrestris. Porquanto tempo devo tomar.

    1. Olá Alessandra!

      Mulheres tem uma estrutura hormonal muito diferente dos homens. O tribulus funciona muito bem nas mulheres e dependendo pode até tomar por longo período, por não ter os efeitos colaterais dos hormônios.
      Um forte abraço!

  13. Fiz um tratamento stanozolol cápsulas já tem umas 3 semanas que estou me sentindo sem libido, durante a relação estou muito sem vontade ,

    1. Olá Carlos!
      É comum a baixa de libido com o uso de alguns derivados de testosterona, ou seja, o contrário que se imagina.
      A nossa produção natural de testosterona é a melhor e o TPC entra exatamente para evitar estes efeitos.

      Forte abraço!

  14. Para proteção durante ciclo contínuo (1mL de Durateston p/ semana) esses mesmos medicamentos são ideais?

    1. Olá Roberto!
      Não. Ciclo na origem da palavra tem início e fim.
      “Ciclo contínuo” vai gerar problemas, que podem ser irreversíveis como hipogonadismo (mau funcionamento das gônadas dificultando ou bloqueando a produção natural de hormônios). É necessário parar o uso para que seu corpo retome a produção natural.
      Terapia Pós Ciclo é para ajudar justamente neste processo de retomada hormonal.
      Agora, claro, se você é acompanhado por um médico e você já faz uso por conta do hipogonadismo, conversando com seu médico, talvez o Tamoxifeno seria interessante para diminuir os efeitos dos estrógenos.

      Forte abraço!

  15. Hoje estou terminando meu primeiro ciclo de Deca e Dura neste caso devo fazer a tpc e o que seria mais indicado para tomar

    1. Olá Junior!

      Depende da dose e tempo de anabólicos, além de sinais clínicos que seu médico deve observar contigo.
      Forte abraço!

  16. Boa noite tomo uma durateston e uma deposterom a cada 21 dias alternando uma dura,depo.gostaria de parar qual melhor tpc para eu fazer.

    1. Olá Deivisson!

      Depende da dose e tempo de anabólicos, além de sinais clínicos que seu médico deve observar contigo.

      Forte abraço!

  17. Boa noite, estou terminando um ciclo de deca mais dura, qual o medicamentos indicado para fazer a TPC?

    1. Olá Marcos!

      Depende da dose e tempo de anabólicos, além de sinais clínicos que seu médico deve observar contigo.

      Forte abraço!

  18. Bom dia André irei começar um ciclo com durateston (lembrando que vai ser meu primeiro ciclo) gostaria de algumas informações sobre qual medicamento devo usar na TPC.
    forte abraço aguardo sua resposta…

    1. Olá Leandro!

      Depende da dose e tempo de uso de anabólicos, além de sinais clínicos que seu médico deve observar contigo.

      Um forte abraço!

    1. Olá Jussara!

      Mito! Pílulas anticoncepcionais são estrógenos (hormônios) que podem ser usados na Terapia de Reposição Hormonal. Mas, claro, a conduta do médico é que vale!

      Forte abraço!

  19. Boa noite,para evitar a queda de cabelo,qual desses citados a cima está sendo o mais eficiente no caso??
    Agradeço muito se puder me responder essa pergunta,estou com muita dúvida nesses
    Obrigada

    1. Olá Deise!

      Entendo perfeitamente a sua angústia.
      A queda de cabelos pode ser multifatorial: genético, emocional ou por deficiência de vitaminas e minerais.

      Em tese a testosterona gera um metabólito de nome DHT e ele age nos folículos capilares deixando os cabelos frágeis e aos poucos vão caindo.
      Em homens, é comum o uso de medicamentos para diminuir a produção de testosterona que por consequência diminui a queda de cabelo. Há ainda o uso de Minoxidil capilar para ajudar os folículos a ficarem mais fortes.

      Considerando que a queda de cabelo pode estar relacionado ao uso de testosterona, a única forma seria o descontentamento ou o término do tratamento hormonal e buscar um tratamento capilar.

      Eu enviei alguns links de artigos para te ajudar nesta jornada!
      Conte comigo!

      Um forte abraço!

  20. Comecei a fazer o ciclo com o enantato, 1ml por semana durante 3meses, qual o melhor pós ciclo a se fazer, e como fazer?

    1. Olá Cassio!

      Três meses usando uma testosterona exógena, que é aquela externa e não natural, faz com que seu corpo pare de produzir testosterona por entender que há um excesso sistêmico.
      Este efeito é passageiro e pode ser encurtado usando o Clomifeno ou similares para estimular o cérebro a voltar a produzir LH (hormônio Luteinizante) que atuará nos testículos para voltar produzir testosterona.
      Iniciar o tratamento antes de terminar o ciclo e com duração de 60 dias.

      Um forte abraço!

  21. Eu quero iniciar o primeiro ciclo com cipionato de testo 200mg de 3 em 3 dias me recomendaram para tpc o anastrozol 1mg dia sim, dia não, quando devo início a tpc? Devo tomar uns dias depois da última aplicação ou devo tomar junto desde a primeira aplicação?

    1. Olá Bruno!
      Seu médico prescreveu anastrozol em dias alternados, que é ótimo para redução de estrógenos. Converse com ele sobre o final do uso do hormônio para que ele prescreva algo que você possa voltar a produzir o seu naturalmente.
      Voltar a produzir é o objetivo do TPC.

      Um forte abraço!

    1. Olá Daniel!
      A terapia pós ciclo é um reequilíbrio hormonal que requer um tempo e clinicamente você se sentir bem. A decisão de voltar a fazer uso de hormônios deve ser discutida com seu médico para juntos entenderem se há condições favoráveis.

      Boa pergunta!
      Um forte abraço!

  22. Qual o melhor tpc para ser feito após ciclo de 10 semanas com sustanon, para evitar calvicie e retomar eixo hormonal?

    1. Olá Alex!

      Não sei! Este produto referido não tem registro na Anvisa.
      Forte abraço!

  23. Vou fazer ciclo de stano o chamtinol b12 tomo quantos por dia preciso também após ciclo tomar também

    1. Ari!

      Veja com seu médico! Não temo por conta própria. É perigoso!
      Forte abraço!

  24. Boa noite Dr. Andre,

    Passei na médica, fiz uma bateria de exames e comecei um ciclo de 12 semanas com Depoateron, estou na minha terceira semana e estou pensando em parar de usar, será que vão afetar muito meu organismo e o eixo hormonal?

    1. Olá Tiago!
      Esta é a conduta mais responsável e somente você decide. Você terá um crescimento artificial e passageiro de testosterona e será necessário regular o eixo hormonal. Com acompanhamento médico é muito mais fácil e seguro.
      O que não é aconselhável é repetir estes ciclos duas vezes ao ano.

      Um forte abraço!

    1. Olá Celso,

      Sim, é importante e deverá sustentar seus resultados obtidos no ciclo.

      Um forte abraço!

        1. Olá Wesley!

          Converse com seu prescritor médico sobre os possíveis efeitos colaterais e a forma de minimiza-los. É necessário encaixar seus exames laboratoriais a estratégia de redução de efeitos.

          Um forte abraço!

  25. É necessário fazer uma tpc após um ciclo de Deposteron , ouvi dizer que ele aromatiza muito.

    1. Olá Marcelo!

      Normalmente é necessário, mas dependerá da avaliação clínica do seu médico. A endocrinologia estuda os perfis hormonais e cada indivíduo pode responder de forma diferente ao tratamento.
      Um forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Os 5 Artigos Mais Lidos

Os 5 Artigos Mais Comentados

Receba as Novidades